As operadoras de TV por assinatura GVT e Sky registraram aumento no número de reclamações no último trimestre de 2012. As demais empresas tiveram declínio no mesmo quesito, disse a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No entanto, mesmo com registro de baixa nas reclamações, as empresas de TV paga ainda receberam muitas reclamações. O maior índice diz espeito a cobrança (35,5%),logo em seguida aparece cancelamento (19,1%) e reparo (12,7%). A Sky foi a empresa que mais recebeu reclamações, totalizando 41,3%; na sequência, a Net Serviços, com 22,8% e Claro TV, com 16,7%.

Nesta quinta-feira (7), a Anatel divulgou o primeiro relatório sobre o acompanhamento dos planos de ação para a melhoria da TV por assinatura. Vale lembrar que no ano passado a Anatel exigiu das principais empresas de TV por assinatura um plano de ação para melhorar o serviço e assim diminuir o número de reclamações.

Com isso, as empresas notificadas (SKY, Net, Oi TV, GVT, Claro TV, Algar e Vivo TV) se comprometeram em fazer um investimento de R$ 2,5 bilhões em 2013 na infraestrutura, comunicação e também atendimento.

A Anatel quer que as empresas tenham apenas 0,65 reclamações a cada mil assinantes. No mês de dezembro do ano passado, as operadoras Net e Vivo TV conseguiram atingir esta meta.

A Anatel informou também que os planos de ação enviados pelas empresas estão sendo acompanhados rigorosamente.