O programa Elas nas Ciências, está reunindo noventa e duas estudantes do ensino médio, de vários estados brasileiros, nesta segunda-feira (4), na abertura do Programa Science Camp, em Manaus.

O objetivo do programa é estimular o ingresso de mulheres no meio científico e tecnológico. As estudantes irão participar do projeto durante uma semana na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que é uma referência mundial em biologia tropical.

As passagens estão sendo custeadas pela Embaixada dos estados Unidos, ao qual está sendo parceira do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na manhã desta segunda-feira, as estudantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras sobre a entrada da mulher no meio científico. Manoel Neto, diretor de Cooperação Internacional do órgão, salientou que a presença feminina é muito pequena na área de engenharia, como também nos outros segmentos científicos. De acordo ainda com Neto, o estimulo a entrada de mulheres no setor não se deve a falta de homens, mas sim, para dar uma oportunidade de achar novas potencialidades e também estimular a presença das mulheres.

Todd Chapman, Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos, disse que o governo americano possui interesse em continuar colaborando para o aprendizado científico. De acordo ainda com Todd, a ideia foi mantida após conversa com Barack Obama, quando veio ao Brasil há dois anos, com a presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a estudante de biologia Eduarda Lopes, da Paraíba, ela está bastante curiosa no que diz respeito à área científica. Ela ainda salientou que a presença das mulheres na área científica na Região Nordeste ainda é muito pequena.

Para Diana Cunha, de Manaus, que ainda está cursando o 3º ano do ensino médio, o estímulo é muito importante para quem não sabe o que vai fazer.