O jipe-robô Curiosity que se encontra em Marte, está passando por sérios problemas e assim por um momento difícil no planeta vermelho. Com um problema em um de seus computadores principais a Curiosity teve suspensas as experiências científicas e um aparelho de emergência fora acionado, funcionando assim em modo de segurança numa tentativa de conseguir manter o robô em funcionamento e com suas atividades reduzidas ao máximo.

O problema apresentado pela Curiosity de acordo com informações fornecidas pela NASA, é de memória em um dos dois computadores de bordo do aparelho, memória essa que foi corrompida e não conseguiu mais entrar em modo de hibernação conforme o planejado.

Vale lembrar que o jipe-robô chegou a Marte no ano passado, mais precisamente no dia 06 de agosto, sendo que a mesma ainda de acordo com o planejamento da Agência Espacial Norte Americana - NASA possui ainda 17 meses de missão, tendo assim um planejamento inicial de dois anos de missão.

A Curiosity leva junto consigo 10 equipamentos para o seu trabalho e a realização de experimento no planeta em questão, onde um dos equipamentos é um sofisticado instrumento Dinâmico de Nêutrons Albedo - DNA; equipamento esse de origem russa, parceiro nesta missão. Este aparelho de DNA é capaz de encontrar água até 50 cm de profundidade do solo de Marte.