Que o PS Vita é uma plataforma de jogos, todo mundo sabe. Mas o que muitos não sabem é que ele pode acessar muitos outros serviços, o que inclui música e navegar na web. Além desses casos, há outros aplicativos que não têm nada a ver com jogos.

7 aplicativos para desfrutar mais do PS Vita em 2019

Você reconhecerá alguns deles (Twitch e Netflix por exemplo), enquanto outros são aplicativos complementares para jogos. Aqui estão os melhores aplicativos PS Vita disponíveis para download.

1. Twitch

Pontos positivos

  • Interface tradicional do app

Pontos negativos

  • Não há suporte para touchscreen
  • Vídeos demoram um tempo para carregar

Com este serviço de streaming de vídeo você se sente em casa na tela diminuta da Vita; o conhecido logo e interface roxa e branco do Twitch será familiar para qualquer pessoa que tenha usado o Twitch na web. 

Você pode pesquisar, navegar em uma lista de jogos, acessar vários canais de conteúdo de streaming e fazer login na sua conta do Twitch na tela principal.

Nem a tela sensível ao toque nem os joysticks funcionam no aplicativo Twitch; em vez disso, você usará o D-Pad para navegar entre os menus e outras seleções, pressionando o botão X para selecioná-los. 

O aplicativo em si é bem rápido e, embora os vídeos sejam carregados lentamente, eles aparecem após um breve intervalo. 

Faça o download do Twitch na PlayStation Store

2. Netflix

Pontos positivos

  • Suporte ao touchscreen
  • Acesso a todo o catálogo Netflix

Pontos negativos

  • Curva de aprendizado íngrime

Da mesma forma, o aplicativo PS Vita Netflix é útil, se não tão fácil de usar como a Netflix no iOS ou Android. Se você quer assistir filmes e séries no seu PS Vita, é muito prático transmitir conteúdo de streaming da Netflix através do dispositivo portátil para jogos.

Você pode procurar títulos na tela principal usando a tela sensível ao toque, o D-Pad ou joystick esquerdo. Pesquise no catálogo com o botão de triângulo para encontrar apenas o filme ou seriado que você deseja assistir. A interface tem classificações e informações, assim como as versões móveis do aplicativo da Netflix. 

Faça o download do Netflix na PlayStation Store

3. Crunchyroll

Pontos positivos

  • Acesso ao catálogo de anime
  • Pode assistir gratuitamente (com anúncios)
  • Pode se inscrever para um teste gratuito no Vita

Pontos negativos

  • Não há suporte para touchscreen

Este aplicativo de streaming de anime também funciona bem no Vita. Você pode navegar e procurar seus títulos de anime favoritos, usando os botões, D-Pad ou joystick esquerdo. A tela sensível ao toque também não funciona aqui, mas a interface é um pouco mais responsiva do que os dois aplicativos citados anteriormente, e os vídeos são um pouco mais rápidos para serem carregados.

Se você é um fã de arte anime, este aplicativo irá deixá-lo muito feliz com seu PS Vita. Você pode assistir vídeos gratuitamente com anúncios, ou fazer login na sua conta Premium. Há também um teste de 14 dias, que você pode acessar na tela do Vita. 

4. Imaginstruments

Pontos positivos

  • Diversão para fazer música com o Vita
  • Fácil de aprender

Pontos negativos

  • Um pouco primitivo

Este pequeno aplicativo de criação de música pode parecer um pouco primitivo, comparando com os sequenciadores de nível profissional disponíveis nas lojas de aplicativos do iPhone ou Android, mas é divertido de jogar em seu PS Vita.

A interface principal consiste em duas seções, uma com bateria e seqüências de teclado pré-feitas, e uma com sequências de baixo. Na tela de bateria / teclado, você toca na tela para cima e para baixo em uma coluna para escolher como esse instrumento específico soa (bumbo, hi-hat, caixa, símbolo, teclado).

Na tela de graves, você toca nos botões para escolher o som e a sequência específica, ao mover o símbolo pela tela para alterar seus parâmetros. Você também pode alterar a nota principal que o som dos graves toca (chamado de "keynote"). Um botão de configurações permite que você defina a escala e o tempo da batida. 

5. WeatherNation

 v

Pontos positivos

  • Você pode ver a previsão do tempo 
  • É único

Pontos negativos

  • Vários recursos não funcionam
  • Interface peculiar

Embora este aplicativo tenha alguns bugs e um design peculiar, ele realmente mostra o clima. O aplicativo começa pedindo seu código postal ou cidade para definir uma tela "inicial". Depois disso, você é levado para a tela principal de qualquer código postal que você tenha falhado ao entrar na interface.

Você verá a temperatura, a sensação térmica e a visão geral da precipitação, com uma leitura alta / baixa e uma chance percentual de precipitação no lado esquerdo da tela. À direita, você pode assistir a um vídeo da previsão do tempo ao vivo. 

Você também pode obter um mapa de radar de chuva, gelo e neve, além de poder ampliar e reduzir o mapa com os botões do PS Vita. 

Faça o download do WeatherNation na PlayStation Store

6. Wake-up Club

Pontos positivos

  • Ideia inteligente
  • Maneira divertida de acordar

Pontos negativos

  • Nenhuma comunidade
  • Precisa de acesso à Internet para usar alguns recursos

Este aplicativo de despertador social rastreará quantos acordes "bem-sucedidos" (definidos por você, desativando o alarme em até cinco minutos) que você e outros usuários concluíram em sequência, com um placar de pontuação. Você configura a hora do alarme, a repetição, o som e o volume, depois decide se será um alarme regular ou um alarme do Clube.

Se você escolher o alarme do Clube, precisará estar conectado à internet e deixar o Vita aberto na tela do aplicativo enquanto você dorme. O alarme padrão não requer uma conexão de rede. 

O aplicativo também tem um temporizador que você pode usar, com números grandes e fáceis de ler, e botões virtuais que você pode usar para definir o tempo. 

7. LiveTweet

Pontos positivos

  • Muito similar ao app do Twitter para dispositivos móveis
  • Permite pesquisar, navegar e responder tuítes

Pontos negativos

  • GIFs estáticos

Com este aplicativo você pode acessar sua conta do Twitter, navegar pelo seu feed principal, ver suas mensagens diretas e verificar as contas que você segue com o seu PS Vita. É possível também realizar uma pesquisa no Twitter ou acessar várias hashtags de tendências. Você pode twittar para seus seguidores também, usando o teclado na tela.

O touchscreen, o D-Pad e o joystick esquerdo navegam pela interface, enquanto os botões de jogo também realizam várias funções, como clicar em hashtags e nomes de usuário. 

O aplicativo também suporta imagens, mas os gifs são relegados a um quadro estático. Ainda assim, o aplicativo vale a pena, e permite acesso a quase todas as funções do Twitter mobile em seu PS Vita, de maneira bastante completa.