Como fazer o efeito Pop-Art no Photoshop

Quer dar um tom divertido para uma imagem? Aprenda a criar um o efeito de foto pop das décadas de 50 e 60 no Adobe Photoshop, usando filtros e gradientes de cores.

Por Photoshop Pular para comentários
Como fazer o efeito Pop-Art no Photoshop

Neste tutorial sobre Photoshop, veremos como transformar uma foto em um simples efeito de pop art, da década de 50 e 60. Se você pode fazer uma seleção com a ferramenta Lasso e entender os conceitos básicos do uso de camadas no Photoshop, possui todas as habilidades necessárias para criar o efeito. Usaremos a ferramenta Laço, ou a ferramenta de seleção de sua preferência, um simples ajuste de imagem e muitas camadas de preenchimento de cores sólidas.

O melhor de tudo é que, quando terminar, todas as cores do efeito permanecem completamente editáveis, para que você possa voltar e alterá-las a qualquer momento ou criar várias versões da mesma imagem usando cores diferentes, o que serve para fazer montagens com vários quadros do seu pop art com cores diferentes.

Como fazer o efeito Pop-Art no Photoshop

1. Abra o arquivo no Photoshop

Para começar, tente trabalhar com uma foto de retrato. Selecione uma imagem e abra-a no Photoshop (Crtl + O).

abrir

2. Faça uma seleção em torno do assunto principal da sua foto

Para criar o efeito pop art, precisamos que o assunto da nossa imagem seja separado do plano de fundo, e colocado em sua própria camada, acima da camada Plano de fundo, o que significa que precisamos primeiro selecionar o assunto principal.

Você pode usar qualquer ferramenta de seleção que desejar aqui, porque não precisa ser muito preciso com sua seleção, pois removeremos a maioria dos detalhes da imagem. Usei a ferramenta Seleção Rápida, mas se você preferir a ferramenta Laço, por exemplo. Vá em frente e faça uma seleção em torno do assunto principal da sua foto.

Seleção

3. Copie o assunto principal em uma nova camada

Com o assunto principal da sua foto selecionado, use o atalho de teclado Ctrl + Alt + J para copiar a seleção em sua própria camada. A adição dessa tecla Alt do atalho do teclado indica ao Photoshop que primeiro nos forneça a caixa de diálogo Nova camada, para que possamos nomear nossa camada antes que ela seja criada.

Nomeie a nova camada de "limiar" (você vai entender o motivo daqui a pouco). Clique em OK quando terminar, e o Photoshop irá copiar sua seleção para uma nova camada, acima da camada Fundo.

limiar

4. Adicione uma camada de preenchimento de cor sólida abaixo da nova camada

Agora que temos o assunto principal em sua própria camada, vamos ocultar o plano de fundo da vista, e substituí-lo por uma cor sólida. Primeiro, clique na camada Plano de Fundo para selecioná-la. Em seguida, com a camada Plano de fundo selecionada, clique em Camada > Nova camada de preenchimento, e selecione Cor sólida.

nova camada de preenchimento

Um pop up será aberto, deixe o nome da camada como "Preenchimento de Cor 1" e clique em Ok. Isso abre o Seletor de cores do Photoshop. Escolha agora a cor que desejar para o fundo. Não importa qual a cor que você escolher, porque, como veremos mais adiante, você sempre poderá voltar e escolher uma cor diferente a qualquer momento. Clique em OK quando para sair do Seletor de cores.

cor solida

O assunto principal agora tem um fundo de cor sólida, e você pode ver nas camadas que uma camada de preenchimento de cor sólida entre a camada Plano de Fundo e a camada "Limiar" está lá.
Camadas

5: Use o ajuste de limite para remover os detalhes do assunto principal

Em seguida, precisamos converter o assunto principal em preto e branco, e remover a maioria dos detalhes, e podemos fazer isso facilmente usando o ajuste limiar do Photoshop.

Primeiro, clique novamente na camada "limiar" para selecioná-la na paleta Camadas. Em seguida, vá até o menu Imagem na parte superior da tela, selecione Ajustes e, em seguida, selecione Limiar. Isso abre a caixa de diálogo Limiar.

limiar

Arraste o controle deslizante na parte inferior da caixa de diálogo Limiar até remover a maioria dos detalhes da imagem, deixando apenas o suficiente para conseguir distinguir as áreas principais.

limiar

A imagem após a aplicação do ajuste do limite. A maioria dos detalhes não são mais perceptíveis. Clique em OK quando terminar para sair do ajuste limiar.

6. Selecione a primeira área do seu assunto para colorir e copie-a para sua própria camada

Para criar o efeito pop art, precisamos ser capazes de colorir as diferentes áreas do nosso assunto principal separadamente e, para fazer isso, é necessário selecionar cada área e colocá-la em sua própria camada. Novamente, usando a ferramenta Seleção Rápida ou outra ferramenta de seleção, faça uma seleção em torno da primeira área do assunto principal que você deseja colorir, como o cabelo.

selecao

Em seguida, com o cabelo selecionado, copie para sua própria camada, usando o mesmo atalho de teclado de antes, Ctrl + Alt + J, que exibe o Caixa de diálogo Nova camada mais uma vez. Dê a essa camada um nome descritivo. Vou nomear o meu como "cabelo". Clique em OK e o Photoshop adiciona a seleção à sua própria camada acima da camada "limiar".

7. Continue selecionando todas as áreas e copiando-as para novas camadas

Continue fazendo seleções em torno de cada uma das áreas que você deseja colorir separadamente, e copiando cada área em sua própria camada até terminar. Certifique-se de clicar novamente na camada "limiar" todas as vezes após fazer uma seleção e, em seguida, use o mesmo atalho de teclado, Ctrl + Alt + J para copiar a seleção para sua própria camada. Além disso, certifique-se de atribuir à nova camada um nome descritivo.

Continue selecionando cada área que deseja colorir e copiando-a para sua própria camada até terminar.

8. Colorir sua primeira seção com uma camada de preenchimento de cor sólida

Com cada uma das seções que queremos colorir selecionadas e copiadas em sua própria camada, a parte mais difícil é concluída. Agora chega parte divertida e fácil - colorir cada seção. Para fazer isso, daremos a cada seção sua própria camada de preenchimento de cor sólida. Primeiro, clique em uma camada na paleta Camadas para selecioná-la. Após, pressionare a tecla Alt e clique no ícone Nova camada de preenchimento ou ajuste na parte inferior da paleta Camadas.

nova camada de preenchimento 2

Mantenha pressionado "Alt" e clique no ícone "Nova camada de preenchimento ou ajuste". Em seguida, enquanto mantém pressionada a tecla Alt, selecione Cor Sólida, no topo da lista.

cor solida

Manter a tecla Alt / Option pressionada indica ao Windows para exibir o ícone Nova camada antes de adicionar a camada de cor sólida. Atribua um nome descritivo à camada de cores sólidas, como por exemplo, "cor do cabelo".

Além disso, certifique-se de selecionar a opção Usar Camada Anterior para Criar Máscara de Corte desta vez. A escolha dessa opção garantirá que a cor preencha apenas a área dentro da seleção. Clique em OK e o Seletor de cores do Photoshop é exibido.

Usar Camada Anterior para Criar Máscara de Corte

9. Altere o modo de mesclagem da camada de preenchimento de cor sólida para multiplicar

Em algumas áreas, você pode perder os detalhes da imagem com o preenchimento de cor. Para resolver isso, você pode usar o modo de mesclagem de camadas, na parte superior da paleta Camadas. Clique na seta apontando para baixo à direita da palavra "Normal" e altere o modo de mesclagem para a camada de cor de preenchimento para Multiplicação. Agora as áreas negras (como os detalhes do rosto) estão visíveis.

multiplicacao

10. Continue adicionando camadas de preenchimento de cor sólida para cada seção

Repita as etapas 8 e 9, adicionando camadas de preenchimento de cores sólidas para cada seção, lembrando sempre de selecionar a opção Usar camada anterior para criar máscara de recorte na caixa de diálogo "Nova camada" para que a cor de preenchimento afete apenas a seleção específica e não a imagem inteira.

Quando terminar, você deverá ter uma camada de preenchimento de cor sólida acima da camada de cada seção na paleta Camadas, e sua imagem será completamente colorida.

Lembre-se de que as camadas mais altas da paleta Camadas podem bloquear as camadas inferiores da visualização. Portanto, você pode clicar e arrastar algumas camadas acima de outras para colori-las, se algumas seções da imagem estiverem sobrepostas.

Alterar o modo de mesclagem de cada uma dar camadas de cor para "Multiplicar":

O efeito pop art agora está completo, e o bom é que agora posso voltar e alterar as cores que desejar, como veremos a seguir. Basta salvar sua imagem agora.

Compartilhe com seus amigos:
Priscilla Kinast
Priscilla Kinast Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica
FACEBOOK // INSTAGRAM: @priscillakinast // TWITTER: @prkinast
Quer conversar com o(a) Priscilla, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Photoshop
  • Como melhorar as cores da imagem no Photoshop

    Como melhorar as cores da imagem no Photoshop

    Se você tirou uma foto e não gostou do resultado, pois as cores não eram tão vivas quanto na paisagem que você viu ao vivo, saiba que o Photoshop tem algumas ótimas ferramentas para melhorar as cores da imagem.

  • Como remover pessoas e objetos de suas fotos com o Photoshop

    Como remover pessoas e objetos de suas fotos com o Photoshop

    Talvez você tenha capturado estranhos na sua foto, ou uma pessoa não tenha conseguido entrar no quadro. Você pode remover pessoas ou objetos de sua foto facilmente no Adobe Photoshop CC.

  • Como corrigir a perspectiva no Photoshop

    Como corrigir a perspectiva no Photoshop

    Se você gosta de fotografar prédios e monumentos, ou corredores e ruas, pode ter problemas de perspectiva com as retas. Nem sempre a imagem fica como você imaginou. Mas saiba que no Photoshop, você pode deixar a imagem do jeito que quer com poucos cliques.

  • Como apagar o fundo e deixar a imagem transparente no Photoshop

    Como apagar o fundo e deixar a imagem transparente no Photoshop

    Um logotipo com um fundo branco pode não combinar bem com o plano de fundo de site, em comparação com um plano de fundo transparente. Neste tutorial, você aprenderá como tornar o plano de fundo transparente em qualquer imagem no formato PNG.

  • Como usar a ferramenta curvas no Photoshop?

    Como usar a ferramenta curvas no Photoshop?

    Nesta era da fotografia, temos muitas ferramentas de pós-produção digital . No entanto, há um que talvez tenha sido criado para governar todos eles: A ferramenta Curvas do Photohop.

  • 10 maneiras de abrir o arquivo PSD sem o Photoshop

    10 maneiras de abrir o arquivo PSD sem o Photoshop

    Você recebeu um arquivo PSD, mas infelizmente seu computador não tem o Photoshop instalado. Então, qual é a melhor maneira de abrir essa imagem? Aqui listamos 10 maneiras de abrir um arquivo PSD.

  • Como corrigir olhos vermelhos no Photoshop?

    Como corrigir olhos vermelhos no Photoshop?

    Você não vai acreditar como é rápido e fácil remover olhos vermelhos no Photoshop! Aprenda a salvar suas fotos que sofreram este problema e assim, poder aproveitá-las.

  • Como remover manchas da pele no Photoshop?

    Como remover manchas da pele no Photoshop?

    Aprenda como remover acne e outros defeitos menores da pele de um retrato, deixando a pele de aparência saudável em seu lugar, usando uma ferramenta ótima, incluída no Photoshop!