O Thunderbolt 4 é um dos padrões de conexão mais rápidos e eficientes que você pode usar atualmente. Entretanto, a Intel anunciou seu sucessor: o Thunderbolt 5. Com promessas de até triplicar a largura de banda em alguns cenários, há motivos para se empolgar com o Thunderbolt 5. Neste artigo, detalharemos como o mais recente Thunderbolt 5 difere do Thunderbolt 4 e quais melhorias são oferecidas.

ÍNDICE

Thunderbolt 5 vs Thunderbolt 4: Tabela Comparativa

Imagem: Divulgação/Intel
Imagem: Divulgação/Intel

O Thunderbolt é uma interface de hardware desenvolvida pela Intel, projetada para permitir que os usuários conectem periféricos a seus PCs. Porém, antes de detalharmos item a item, veja abaixo, como o mais recente Thunderbolt 5 se compara ao seu antecessor:

Especificação Thunderbolt 4 Thunderbolt 5
Largura de banda total 40 Gbps 80 Gbps, 120 Gbps opcional no modo boost
Largura de banda de transferência de dados 32 Gbps 64 Gbps
Suporte a monitores Dois monitores 4K 60Hz, monitor 8K a 30Hz Três monitores 4K 144Hz, monitor 8K a 60Hz
Alimentação e carregamento Até 100W via USB Power Delivery Até 240W, mínimo 140W
Conector USB-C USB-C

Thunderbolt 5 vs Thunderbolt 4: Velocidade

O Thunderbolt 5 seguirá com a porta USB-C como espinha dorsal de sua conexão. Isso não quer dizer que todas as portas USB-C o suportarão, apenas que você não terá uma porta proprietária extra somente Thunderbolt em seu notebook ou PC. Em geral, os dispositivos USB4 mais rápidos têm uma largura de banda máxima de 40 Gbps ao usar duas pistas de 20 Gbps cada. Porém, a maioria dos dispositivos somente USB usa uma única faixa para uma velocidade máxima de 20 Gbps.

Em 2021, o Thunderbolt 4 aumentou essa velocidade mínima de até 32 Gbps, com a capacidade de suportar até 40 Gbps de largura de banda total. No Thunderbolt 5, a Intel aumentou a taxa máxima de transferência de dados para 64 Gbps e a largura de banda total para 80 Gbps. Ou seja, o Thunderbolt 5 é duas vezes mais rápido que o Thunderbolt 4.

Thunderbolt 5 vs Thunderbolt 4: Vídeo

Imagem: Canva
Imagem: Canva

Com o dobro da largura de banda oferecida, não é surpresa que o Thunderbolt 5 suporte muito mais conexões de vídeo do que seu antecessor. Enquanto o Thunderbolt 4 só podia lidar com dois monitores 4K a 60Hz, a interface mais recente suporta três monitores 4K a 144Hz cada. Além disso, você pode conectar monitores 8K a 60Hz, o que não era possível anteriormente.

O Thunderbolt 5 consiste em duas linhas de 40 Gbps em cada direção, totalizando quatro. No entanto, o link também pode alocar três linhas para aplicativos que consomem muita largura de banda para um "boost" de largura de banda de 120 Gbps. A Intel diz que esse modo entrará em ação para conexões de exibição que excedam a capacidade básica de 80 Gbps do Thunderbolt 5. Portanto, isso pode se aplicar se você conectar vários monitores 4K (ou até mesmo 8K) em um único link.

Thunderbolt 5 vs Thunderbolt 4: Jogos

Imagem: Intel
Imagem: Intel

O Thunderbolt já foi popular no mundo dos jogos de notebook já que suporta PCI Express, a interface usada por placas gráficas. No entanto, os 40 Gbps de largura de banda oferecidos pelas versões anteriores eram insuficientes até mesmo para GPUs de última geração, como a Nvidia RTX 3080. Isso fez com que os gabinetes gráficos externos do Thunderbolt saíssem de moda.

No entanto, o Thunderbolt 5 visa rejuvenescer o mercado com sua maior largura de banda e suporte para PCI Express Gen 4. Ele ainda não corresponde ao que você obteria de um slot PCIe Gen 4 x16 típico em uma placa-mãe de PC. Porém, a maioria das GPUs não satura toda a largura de banda.

Thunderbolt 5 vs Thunderbolt 4: Carregamento

O Thunderbolt 5 ganhou a capacidade de enviar mais energia aos dispositivos conectados. Em suma, a interface Thunderbolt 4 da geração anterior suportava até 100W via USB Power Delivery 3.0. Porém, 100W não era suficiente para carregar os notebooks que mais consomem energia.

De olho nisso, a Intel anunciou que o Thunderbolt 5 vai suportar pelo menos 140W de potência de carregamento. Além disso, os fabricantes terão a opção de suportar até 240W de potência, provavelmente via USB-PD 3.1.

Thunderbolt 5 vs Thunderbolt 4: Compatibilidade

Imagem: Canva
Imagem: Canva

Se você já tem um ecossistema de dispositivos Thunderbolt, não há razão para se preocupar com a mudança gradual para o Thunderbolt 5. Tal como acontece com as gerações anteriores, o Thunderbolt 5 é compatível não apenas com as gerações anteriores da interface, mas também com outras versões USB. Isso significa que você pode continuar usando seu dock ou acessório Thunderbolt 4 com seus cabos existentes.

Sendo assim, você não precisa atualizar para o Thunderbolt 5, mesmo que seu próximo PC ou Mac o suporte. Você pode até comprar um acessório Thunderbolt 5 como um SSD de alta velocidade e usá-lo com uma porta Thunderbolt 4. Não é o ideal, é claro, mas significa que o acessório sempre terá o desempenho extra quando você atualizar seu computador mais tarde.

Conclusão

Em resumo, Thunderbolt 5 é uma grande atualização em relação ao Thunderbolt 4, em todos os sentidos. Com o dobro da largura de banda, temos suporte para mais configurações de exibição e transferências de dados ainda mais rápidas. O aumento da potência de carregamento também torna o encaixe do seu notebook com um único cabo muito mais fácil.

O Thunderbolt também se tornou livre de royalties há alguns anos, o que significa que os fabricantes podem adicioná-lo aos seus dispositivos sem pagar à Intel pelo privilégio. Dito isso, eles ainda precisam se aproximar de um laboratório independente para certificação, o que aumenta um pouco a barreira de entrada em comparação com o USB. Com esses recursos expandidos, porém, podemos ver as marcas posicionando o suporte ao Thunderbolt 5 como um ponto de venda mais uma vez.