O VoLTE (Voice over LTE) é uma tecnologia que revolucionou as comunicações móveis, proporcionando uma experiência de chamadas de voz mais avançada e eficiente. Neste artigo, exploraremos o significado do VoLTE, seu funcionamento, vantagens, limitações e como aproveitar ao máximo essa tecnologia no seu celular.

O que significa VoLTE?

Imagem: Canva
Imagem: Canva

O VoLTE, ou Voz sobre LTE, é uma tecnologia que permite realizar chamadas de voz de alta qualidade usando a rede de dados LTE (4G). Antes do VoLTE, as chamadas de voz eram tradicionalmente feitas através da rede 2G ou 3G, enquanto os dados eram transmitidos pela rede 4G. Com o VoLTE, voz e dados podem ser transmitidos pela mesma rede, o que proporciona uma experiência mais rápida e eficiente.

Como funcionam as chamadas VoLTE?

Imagem: Canva
Imagem: Canva

As chamadas VoLTE funcionam convertendo a voz em dados digitais, que são transmitidos pela rede LTE. Isso resulta em uma qualidade de áudio superior e em tempos de conexão mais rápidos. Além disso, o VoLTE permite uma transição suave entre chamadas de voz e serviços de dados, proporcionando uma experiência mais fluida.

Em suma, o VoLTE consome dados da franquia de dados móveis, uma vez que as chamadas são transmitidas pela rede de dados LTE. No entanto, o consumo é relativamente baixo em comparação com serviços de streaming de vídeo, por exemplo.

Aqui no Brasil, não são todas as operadoras que oferecem o serviço. Apenas a Vivo e a TIM disponibilizam a tecnologia aos seus clientes. Por outro lado, a Claro dá acesso ao VoLTE apenas aos clientes de planos pós-pago.

Como ativar ou desativar as chamadas VoLTE no seu smartphone?

Em suma, cada marca de smartphone possui um caminho específico para realizar essa operação. Abaixo, veja como proceder em um aparelho iPhone, Motorola, Samsung e Xiaomi.

  • Em aparelhos iPhones, acesse Ajustes > Celular > Voz e Dados > Ative ou desative a opção VoLTE.
  • Em aparelhos Motorola, acesse Configurações > Rede e Internet > Rede Móvel > Ative ou desative a opção Chamada 4G.
  • Em aparelhos Samsung, acesse Configurações > Conexões > Redes Móveis > Ative ou desative a opção Chamadas VoLTE.
  • Em aparelhos Xiaomi, acesse Configurações > Cartões SIM e redes móveis > SIM Card > Redes Móveis > Ative ou desative a opção Usar VoLTE.

Ah, aqui vale uma ressalva: nem todos aparelhos Samsung e Xiaomi disponibilizam essa configuração.

Quais as vantagens das chamadas VoLTE?

  • Qualidade de chamada de alta definição: Essa é a vantagem mais significativa. O VoLTE facilita uma comunicação mais clara por meio de chamadas de voz. O 4G VoLTE oferece uma qualidade de chamada três vezes melhor do que a 3G e até seis vezes maior que a do 2G.
  • Economia de bateria: Sem VoLTE, você pode notar sua rede 4G mudar para 3G durante as chamadas. E isso, drena a bateria do smartphone mais rapidamente. Com o VoLTE, seu telefone não muda para 3G, o que economiza sua bateria.
  • Mais cobertura e melhor conectividade: As chamadas VoLTE podem se conectar até duas vezes mais rápido que os sinais 2G ou 3G. Além disso, o 4G (e até o 5G) está disponível em praticamente todo o mundo. Algumas redes 4G operam em um espectro de 800 MHz, o que pode fornecer uma cobertura mais ampla em comparação com o espectro 2G ou 3G.
  • Multitarefa: Sem VoLTE, sua rede 4G se torna 3G em chamadas, restringindo o uso de internet rápida durante as chamadas. Com o 4G VoLTE, isso não acontece. Sua rede 4G permanece a mesma, permitindo que você use seus dados entre chamadas.
  • Chamadas de vídeo: Você pode até mesmo fazer chamadas de vídeo com muito pouco consumo de dados.

Quais as desvantagens das chamadas VoLTE?

  • Limitações de chamadas HD: Embora forneça chamadas de alta definição, esse recurso é limitado às chamadas entre dois aparelhos habilitados para VoLTE. Se um aparelho estiver habilitado para VoLTE e o outro não, a chamada será de qualidade padrão e não HD.
  • Requer Internet: As chamadas VoLTE precisam de uma conexão de dados ou de um sinal 4G para funcionar. Caso contrário, você não poderá fazer chamadas HD ou usar a internet.
  • Suporte de aparelho: Seu dispositivo deve ser compatível para habilitar serviços VoLTE. Muitos usuários não têm serviços VoLTE habilitados em seus smartphones.