Atualmente, os smartphones possuem dados extremamente importantes para o dia a dia do ser humano. E diante de um roubo ou perda do aparelho, não há nada pior do que a preocupação com a exposição das suas informações e dados pessoais. Nesse caso, é fundamental saber como travar o aparelho.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que há algumas práticas que você pode tomar, sem ter o seu aparelho perdido ou roubado. Práticas como por senhas de bloqueio nos aplicativos, ou no próprio smartphone, são formas de fortalecer a sua segurança, e prevenir uma invasão.

Porém, mesmo que o iPhone possua biometria e código de bloqueio para impedir o acesso não autorizado, todo cuidado é pouco. Sendo assim, confira abaixo, algumas dicas que você pode usar para manter o seu dispositivo seguro, e até mesmo, apagá-lo.

Como travar um iPhone roubado ou perdido?

Abaixo, confira 5 dicas básicas do que fazer no caso de perda ou furto do seu iPhone.

1. Procure o iPhone

A primeira regra, vale, em especial, para o caso de perda do aparelho. Em suma, você pode localizar o iPhone no mapa, antes de tomar qualquer medida radical. Para isso, é necessário começar uma sessão no site icloud.com/find ou ainda, usar um dispositivo Apple compatível com o app Buscar.

2. Coloque o iPhone no modo Perdido

Isso mesmo! É possível colocar o iPhone em modo Perdido para ser bloqueado de forma remota com um código de acesso. Dessa forma, as informações que estão presentes no aparelho, ficam mais seguras, e se puder recuperá-lo, conseguirá ter todos os dados acessíveis novamente. Inclusive, esse recurso permite desativar o Apple Pay, e impossibilita compras com cartão cadastrado.

Ademais, você também pode adicionar uma mensagem personalizada para ser exibida no aparelho. Esse é um bom jeito de achar o aparelho, caso você o tenha perdido em um táxi, Uber ou em um local público.

Para isso, com uma sessão ativada, é necessário clicar em "Modo Perdido" no site icloud.com/find e seguir as instruções na tela. Você também pode usar um dispositivo Apple compatível com app Buscar.

3. Bloqueie o IMEI

Peça à sua operadora de telefonia, o bloqueio do IMEI cadastrado no iPhone para impossibilitar que sejam feitas ligações ou uso dos dados móveis. Lembre-se que somente o iPhone 11 e posteriores podem ser rastreados sem uma conexão com a internet, ou desligados. Sendo assim, entre em contato com um dos canais de atendimento abaixo:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057
  • Tim: *144 ou 1056
  • Vivo: *8486 ou 1058

4. Apague o iPhone de forma remota

Se você tem certeza de que não vai recuperar o aparelho, o melhor a fazer, é apagá-lo, de forma a garantir que ninguém vai conseguir acessar os seus dados. E o melhor: você pode fazer essa ação de forma remota, pelo site icloud.com/find.

Para isso, basta iniciar uma sessão e clicar em "Todos os Dispositivos". Feito isso, escolha o iPhone perdido e toque em "Apagar iPhone", na janela suspensa ao lado direito da tela.

5. Remova o iPhone da lista de confiáveis

Por fim, outra ação que você pode tomar, é concluir a exclusão do iPhone na sua conta ID Apple. Para isso, acesse o site appleid.apple.com e remova o smartphone da lista de dispositivos confiáveis. Vale ressaltar também, que você pode usar um dispositivo Apple compatível com app Buscar.