Acabei de analisar o Galaxy M54 da Samsung, posso afirmar que ele evoluiu em relação ao Galaxy M53, mas ainda assim ficaram algumas coisas que precisam ser melhoradas pela Samsung, mas afinal, o que há de errado com o Galaxy M54? Analisamos os principais problemas e ausências que o M54 tem em relação aos concorrentes de mesma faixa de preços e categoria.

Samsung Galaxy M54: 5 motivos para NÃO comprar

Motivo 1: Demora para carregar

O primeiro motivo é a demora para carregar. O Galaxy M54 foi muito bem em nosso teste de bateria, certamente o Android 13 com o Exynos 1380 tem feito um ótimo trabalho em economia de bateria, durando o ciclo completo que fazemos quando analisamos a bateria dos smartphones, mas o problema foi ao carregar. O carregador da caixa é de apenas 15W, ele leva 2h44min para completar a carga. Se você costuma carregar durante a noite, não chega a ser um problema. Mas, digamos que esqueceu de carregar ele ontem e a bateria está em 20%, você tem 10 minutos antes de sair para um compromisso, esses 10 minutos vão entrar apenas 2 ou 3% de bateria.

Motivo 2: Faltam coisas

O segundo motivo é a falta de coisas que seu irmão A54 tem, como som estéreo, proteção IP67 ou IP68 contra água e poeira. A falta de som estéreo em um smartphone desse calibre é sacanagem. O smartphone é grande, tem valor que não é tão baixo assim, por que tirar algo tão fundamental hoje em dia. IP67 não são todos os smartphones intermediários que tem, então até podemos atenuar essa ausência, mas mesmo assim, o A54 tem isso, custando praticamente a mesma coisa.

Motivo 3: acabamento todo em plástico

O smartphone tem um acabamento mais modesto, talvez uma das condições para deixá-lo mais em conta, com exceção da tela, o produto é todo feito em plástico. Ele marca dedos na superfície traseira, ele vai riscar com mais facilidade pois não apresenta nenhuma proteção extra na parte de trás. Assim como mencionado antes, não tem proteção contra água também, então fique ciente de que está comprando um produto com acabamento inferior ao A54.

Motivo 4: Você odeia Exynos

Existem fãs da Samsung, existem fãs de Snapdragon e existem haters de Exynos, isso é um fato. Se você é um hater do processador da Samsung, saiba que no M54, assim como no A54 é o processador da Samsung que é empregado nele. O Exynos 1380, um processador de 5nm com 4 núcleos fortes de 2.4GHz, onde em nossos testes apresentou desempenho esperado, nada além do que era aguardado. O antecessor M53 por exemplo, tem um processador Dimensity da MediaTek, até então um dos celulares mais procurados no Oficina da Net em 2022 e 2023. Os dois se equiparam em performance, não foi um avanço tão grande assim de uma geração para outra. De qualquer forma, se a implicância com Exynos existe, fique longe do M54.

Motivo 5: Galaxy A54 existe

O Motivo 4 é a existência do Galaxy A54, que já analisamos por aqui. O A54 entrega mais coisas como já mencionei, tem proteção IP67, que apesar de ser algo extra, só quem derrubou o celular na água sabe o quão importante é comprar um smartphone com essa proteção. Além disso, o A54 tem vidro na traseira, uma construção mais sólida. Em termos de performance os dois desempenham de forma similar, têm o mesmo processador e memórias, sendo que o A54 vai perder basicamente em bateria, que de qualquer forma foi bem em nossos testes de autonomia.

Alguns desses motivos são problemas reais que a Samsung vai precisar saber lidar, como o carregador potente, outros motivos em caráter de comparação tornam outros modelos mais atrativos, então, vale muito você estudar e entender o que prefere em um smartphone. Eu analisei o M54, um ótimo celular, que peca basicamente no carregador, assim como vários outros celulares da Samsung.

Se você ainda não assistiu, convido a assistir a análise completa do Galaxy M54