De acordo com os astrônomos da NASA (Agência Espacial Americana), a Via Láctea está se encaminhando para colidir com Andrômeda, uma galáxia vizinha. Mas, calma, isso não deverá acontecer nos próximos anos, mas sim, daqui 3,75 bilhões de anos.

Como sabemos, o nosso Sistema Solar está localizado na Via Láctea. Os cientistas acreditavam que a Via Láctea e a Andrômena iriam apenas colidir de raspão, para tanto, a partir de observações feitas através do telescópio Hubble, descobriu-se que a colisão será frontal.

Conforme Sangmo Tony Sohn, do Instituto de Ciência Telescópica Espacial (STScI), em Baltimore, "após quase um século de especulações sobre o destino de Andrômeda e da nossa Via Láctea, nós temos pelo menos uma clara visão de quais eventos se desdobrarão ao longo dos próximos bilhões de anos".

Com a colisão das galáxias uma nova irá se formar e, o espetáculo no céu da Terra deverá ser bastante contundente. Roeland van der Marel, do STScI, diz que "as descobertas são estatisticamente consistentes com uma colisão frontal entre a galáxia de Andrômeda e a nossa Via Láctea."

De acordo com a NASA, o acontecimento fará com que os sistemas das estrelas percam suas orientações e assim, alterando as órbitas ao seu redor. Deste modo, estima-se que o nosso sistema solar seja jogado para longe do núcleo da galáxia.