Movido pelos últimos acontecimentos, ocorrido no Japão após o grande terremoto seguido pela grande tsunami, que causou a explosão de uma das suas usinas nucleares, a operadora japonesa de telefonia móvel Softbank, apresentou na última terça-feira, 29 de maio, um smartphone capaz de medir a radioatividade presente no ar.

O novo aparelho da companhia é o novo smartphone da série Patone, que traz junto um sensor que permite a seu usuário medir o nível de radiação ao qual está exposto com um simples aperto de uma tecla.

O novo smartphone da Softbank começará a ser comercializado a partir de julho. Em um comunicado a empresa informou ainda, que o novo aparelho também pode manter um registro da exposição de cada local onde o mesmo esteve assegurando assim, que pode detectar raios gama em um espectro de 0.05-9.99 microsieverts por hora.

Para muitos japoneses esses novos aparelhos que medem a radiação nuclear, vem em boa hora, pois muitos dos mesmos estão preocupados com os níveis de radiação após o grande terremoto de 9 graus e do tsunami de março de 2011.