O CCV ou o Centro de Controles de Voos russo por meio de um porta-voz informou nesta quinta-feira, 30 de maio, que a nave privada Dragon se desacoplou da Estação Espacial Internacional - ISS.

De acordo com as informações russas, o braço da ISS levou menos de duas horas para deixar a Dragon a uma distância segura para o desacoplamento da mesma, cerca de 10 metros de distância da Estação Espacial Internacional. Um dos técnicos do CCV informou que: "Cerca de quatro horas mais tarde, às 11h51, serão ligados os motores da cápsula, que irá impulsionar ela de volta a Terra".

A chegada da Dragon está prevista para as 12h44 de hoje, horário de Brasília; a nave irá cair nas águas do Pacífico, a oeste da Califórnia, nos Estados Unidos. Vale lembrar que a cápsula Dragon está trazendo junto consigo uma carga de 600 quilos de matérial que não é mais necessário na ISS.

Sendo essa nave a primeira a ser desenhada, construída e enviada à órbita por uma empresa privada, a Dragon até o momento está cumprindo com seu papel, sendo que desta forma, os norte-americanos conseguirão recuperar parte do abastecimento dos seis astronautas que vivem na Estação Espacial Internacional, mesmo trabalho que ficou nas mãos dos russos após a aposentadoria dos ônibus espaciais norte-americanos no ano passado.

Se tudo der certo em sua volta, a NASA já planeja em 2015 levar até a ISS a Dragon tripulada por seis astronautas, onde será a sua primeira viagem privada em uma missão desse tipo.