Há 350 anos atrás, Isaac Newton lançou um enigma matemático que até então ninguém havia conseguido resolver, isso mesmo, até então. Mas foi o indiano Shouryya Ray que surpreendeu o mundo e conseguiu resolver o enigma que nenhum outro matemático havia conseguido em todo esse tempo.

No enigma matemático, Newton elaborou duas teorias sobre a dinâmica das partículas, em todo esse tempo, os estudiosos apenas conseguiram se aproximar da resposta, porém, sem êxito. Para tanto, Ray conseguiu calcular a trajetória exata de um projétil quando submetido à força da gravidade e também à resistência do ar, além do mais, indicou com precisão o real impacto do ato.

"Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: 'bem, não custa tentar.' Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado", afirmou Ray à comunicação social. O indiano acabou tendo contato com o enigma em uma visita à Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, na qual os alunos receberam os dados brutos para avaliar a trajetória de uma bola.

Não é de agora que o jovem indiano chama atenção por sua inteligência, aos seis anos ele já era capaz de solucionar equações de elevo grau de dificuldade. Mesmo assim, o jovem afirma que não é um gênio.