De acordo com a NASA (Agência Espacial Americana), que divulgou um relatório recente, aproximadamente 4.700 asteroides podem apresentam algum risco para o nosso planeta. Os dados foram recolhidos através da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que tem como função analisar o cosmos com luz infravermelha.

A NASA salientou que através das observações feitas pela WISE pode-se fazer uma melhor avaliação sobre todos os asteroides considerados potencialmente perigosos a Terra. Todos eles possuem órbita próxima ao nosso planeta e são considerados de tamanho suficiente para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e assim, causar sérios danos ao caírem no nosso planeta.

Conforme a Agência espacial, existe cerca de 4.700 asteroides, com margem de erro de mais ou menos 1.500, que contam com diâmetro maior que 100 metros.

"Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse o responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, Lindley Johnson.

"Temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para localizar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro", disse Johnson.