O Observatório Europeu do Sul, mais conhecido com ESO, conseguiu capturar a foto mais profunda já criada na galáxia de Centaurus A. O registro foi realizado após um longo período de exposição, onde então se registrou a belíssima imagem.

A imagem da galáxia foi captada por um instrumento denominado Wide Field Imager, montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, instalado no observatório de La Silla do ESO, no Chile, o mesmo que captou a formação de um aglomerado de estrelas a dias atrás.

A Centaurus A, também é conhecida como NGC 5128, sendo ela uma galáxia elíptica peculiar e de grande massa, com um enorme buraco negro em seu centro, cuja massa é 100 milhões de vezes maiores que a do Sol. O NGC 5128 está localizado a mais ou menos 12 milhões de anos-luz de distância na constelação do Centauro, distinguindo-se por ser a rádio galáxia mais forte do céu.

De acordo com o Observatório Europeu do Sul, a massa situada na região central densa da Centaurus A, libera enormes quantidades de energia à medida que entra em direção ao centro negro, ou seja, ao buraco negro situado no centro da galáxia.

Vale lembrar, e isso também está registrado no site da band.com.br, que a primeira documentação feita desta galáxia, foi realizado pelo astrônomo britânico James Dunlop em 04 de agosto de 1826, no Observatório Parramalta, na Austrália.