Você sabia que falar dois idiomas ajuda na atenção e na memória de trabalho? A descoberta foi feita pelas professoras Nina Kraus e Viorica Marian, da Universidade Northwestern, dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, a pessoa que é bilíngue, refina o seu sistema nervoso auditivo, permitindo assim filtrar melhor o que se escuta.

Ou seja, afeta o seu "hardware cerebral". As professoras cientistas descobriram ainda que o fato de falar duas línguas altera a forma como o sistema nervoso responde aos sons.

Para Viorica Marian, "As pessoas fazem palavras cruzadas e outras atividades para manter suas mentes afiadas, mas as vantagens que descobrimos em falar dois idiomas vêm automaticamente apenas do fato de conhecer e usar essas duas línguas" afirma ela. Para completar Marian ainda disse que, "Parece que os benefícios do bilinguismo são particularmente amplos e fortes, incluindo a atenção, a inibição e a codificação do som".

Para Nina Kraus, os bilíngues se saem bem melhores ainda, em ambientes barulhentos, onde disse ela que, "Com a experiência de ajustar a atenção, o sistema auditório dos bilíngues torna-se altamente eficiente em processar automaticamente os sons".

Outra pesquisa similar a essa foi realizada na mesma universidade, demonstrando que ao falar dois idiomas, o ser humano teve sintomas de Alzheimer retardado e em crianças, o desenvolvimento cognitivo foi acelerado.

Sendo assim, sempre é bom falar mais de um idioma, tanto para sua saúde, quanto para seu futuro.