Eike Batista, grande empresário brasileiro, vendeu 20% do capital da SIX Automação, uma empresa de tecnologia do seu grupo, o EBX, à IBM. De acordo com a assessoria de imprensa do grupo, as empresas irão colaborar em pesquisa, desenvolvimento e em um centro de soluções tecnológicas que será criado na SIX Automação.

O acordo ainda prevê terceirização das atividades de informática do Grupo EBX, que ficará por responsabilidade da IBM, com valor de pagamento de aproximadamente US$ 1 bilhão em um período de dez anos.

Conforme comunicado da EBX, a IBM irá disponibilizar a empresa com novos produtos, softwares e também serviços que possam complementar o desenvolvimento de tecnologia da SIX Automação para as áreas ligadas ao Petróleo e Gás, Mineração, Construção naval, Portos, entre outros do ramo. "A combinação das duas empresas cria um portfolio expandido para esses segmentos, consolidando uma posição estratégica e única no mercado", diz o comunicado.

No comunicado foi informado ainda que o centro que será criado pelas empresas será usado não somente por clientes do Brasil, mas também pelo Chile, Colômbia e Peru. Estes países poderão fazer testes, provas de conceito e ainda adequar suas tecnologias para casos específicos. O grupo ainda deixou claro no comunicado que esta parceria deverá potencializar a entrada da SIX Automação no mercado de soluções tecnológicas industriais.