O Google apresentou nesta quarta-feira, dia 04, os primeiros conceitos sobre o seu óculos de realidade aumentada. Confirmando os rumores que já circulavam há algum tempo, a companhia já exibe o que seria o seu "Project Glass", como vem sendo chamado.

A companhia pretende lançar um óculos na qual as pessoas consigam ter informações relevantes sobre o que está acontecendo ao seu redor. O modelo deverá ser fino e leve, parecendo inclusive,com um modelo normal.

A ideia do óculos é a seguinte: Se o usuário precisar de um endereço em um determinado momento, o sistema do óculos irá fazer uma busca e informar o mapa com o roteiro e o melhor trajeto a ser percorrido para chegar ao destino final. Ele também poderá guiar o usuário em tempo real, enviando alertas como "vire a direita", "vire a esquerda e percorra 100 metros", entre outras informações.

No YouTube, para quem quiser mais informações sobre o futuro óculo, deverá assistir ao vídeo denominado como "One Day", em tradução livre "Um dia".

O modelo parece um tanto quanto futurista, para tanto, devemos nos lembrar que todos os componentes necessários para o real funcionamento do óculos já podem ser encontrados em outras tecnologias, como o GPS e redes Wi-Fi.

De acordo com o jornalista Nick Bilton, em um artigo publicado no New York Times, o Google irá começar a testar o seu óculo em breve em público. Bilton ainda defende que os óculos poderão custar "o equivalente a um smartphone moderno", e que poderão estar no mercado ainda no final de 2012.