Conforme o Relatório Anual sobre Investigações de Vazamento de Dados, da operadora americana Verizon, no ano de 2011, os hackers foram os responsáveis por comprometer 174 milhões de dados pessoais. A maioria dos casos ocorreu em ação de grupos como Anonymous, LulzSec e outros.

O ano de 2011 foi marcado por grandes ataques no mundo virtual, não podemos esquecer do episódio na invasão na Sony, coletando e divulgando vários dados dos jogadores de seu game. O objetivo dos ataques hackers tem mudado no decorrer dos tempos, antes, o maior interesse era o roubo de dinheiro, agora, a exposição de conteúdos, disse a Verizon Communications.

"Não se trata mais apenas de dinheiro. Houve uma grande mudança em nossos adversários", disse Bryan Sartin, diretor da unidade de computação forense da Verizon e co-autor do estudo.

O grupo Anonymous, por exemplo, que assumiu a responsabilidade de vários ataques no ano passado, inclusive a sites do governo, companhias conceituadas, entre outros tantos, é um bom exemplo para essa mudança, já que, como o grupo sempre disse, seu maior objetivo é chamar a atenção sobre a fragilidade do sistema.

De acordo com os analistas de segurança na computação, os ataques hackers devem continuar, no entanto, a intensidade será menor. "Pode ser episódico, com picos e vales", disse Andy Purdy, estrategista chefe de segurança na computação da CSC.