Os blogueiros que possuem vídeos do YouTube em suas páginas serão cobrados por isso pelo Ecad. O Ecad é um órgão central de arrecadação e distribuição e por este motivo, pretende ecolher esse dinheiro.

O grupo está cobrando o valor de R$ 352 por mês dos donos de blogs que possuem os vídeos do YouTube. A organização alega a cobrança esclarecendo que os vídeos postados possuem uma forma de retransmissão musical e assim, os blogueiros precisam arcar com os custos de direitos autorais.

A primeira blogueira que recebeu a conta foi Mariana Frioli, do blog "A Leitora". Ela disse que achou estranho quando recebeu uma ligação do escritório de um estagiário do Ecad na semana passada. De acordo com a explicação do estagiário, a cobrança seria em decorrência ao trailer de um filme que ela havia postado no seu blog.

Maria, por sua vez, questionou o porquê do pagamento, já que não havia sido ela que havia subido com o vídeo no YouTube. Como resposta, o estagiário disse que ela deveria pagar pela retransmissão, mesmo que o Ecad já tenha recebido do YouTube.