De acordo com uma reportagem do "The New York Times", o Yahoo está exigindo que a rede social de Mark Zuckerberg pague por uma licença de uso de 10 a 20 patentes que dizem ser suas, estas que estão relacionadas à publicidade, feeds de notícias, controles de privacidade e também mensagens instantâneas.

A questão foi discutida na última segunda-feira, dia 27, na qual o Yahoo alegou que o Facebook infringiu suas patentes. Deste modo, o Yahoo está solicitando que o Facebook pague todas as taxas de licenciamento. Caso a vontade da companhia não seja obedecida, o Yahoo disse que haverá então uma briga judicial.

"O Yahoo tem a responsabilidade de proteger sua propriedade intelectual para seus acionistas e empregados", disse um porta-voz da companhia em uma declaração por e-mail. "Devemos insistir que o Facebook entre em um acordo de licenciamento ou seremoos obrigados a avançar unilateralmente para proteger nossos direitos".

De acordo com um porta-voz do Facebook, Barry Schnitt, "O Yahoo entrou em contato conosco ao mesmo tempo em que chamou o 'The New York Times'. Assim, não tivemos a oportunidade de avaliar completamente suas reivindicações".

Na reportagem do "The New York Times", não há previsão de quanto o Yahoo poderia ganhar com o acordo com o Facebook.