O Brasil está em alta no mercado de computadores, somente em 2011, 15,4 milhões de aparelhos foram vendidos. Conforme um estudo da Brazil Quarterly PC Tracker, a maioria dos equipamentos são notebooks e netbooks, com 55% e 45% são desktops.

"As compras do segmento doméstico cresceram aproximadamente 20% em relação ao ano de 2010. Já o corporativo teve crescimento de 10%, desconsiderando governo e educação, que teve queda de 24%", afirma Luciano Crippa, gerente de pesquisa da IDC Brasil.

O último trimestre de 2011 foi marcado por uma boa fase no mercado de computadores, sendo que foram comercializados 15,3 milhões somente nesse período. "O quarto trimestre foi bom, porém poderia ter sido ainda melhor não fosse a alta do dólar e dificuldade para a aquisição de HDs, devido às enchentes na Tailândia", disse Crippa.

A IDC já previa um bom mercado desses equipamentos no ano de 2011, chegando a estipular um número de 15,3 milhões de unidades comercializadas. Tão bom foi o mercado brasileiro que só ficou atrás da China e dos Estados Unidos.

O estudo também constatou que a venda de netbooks teve um declínio de 18% em relação ao ano de 2010. Esse fato deve-se a entrada dos tablets no mercado. "Grande parte dos usuários que buscavam até então o netbook como um segundo computador, para navegação na internet, já conseguiram compreender que o tablet pode oferecer uma experiência de uso muito mais apropriada".