Foi dado o sinal verde para o lançamento da 10ª versão do navegador de internet da Mozilla. Falo claro do Firefox 10, onde nesta terça-feira a empresa liberou seu mais novo navegador pra que seus usuários possam realizar o download da versão beta.

De acordo com notas publicadas pela companhia na semana passada, davam conta de que a atualização seria liberada hoje, dia em que completa seis semanas desde que a última versão do navegador foi lançada, sendo assim, hoje é o dia de mais uma nova versão; pois foi essa a periodicidade de upgrades que a Mozilla adotou no ano passado.

Reclamação de usuários vem sendo recorrentes desde que a empresa adotou essa forma de atualização rápida; sendo assim, a nova edição traz novos recursos como a que desabilita os complementos incompatíveis e marca os demais como compatíveis.

Segundo a Mozilla, as extensões oferecidas fora da sua própria loja de downloads representam 75% do total. Vale lembrar que a companhia limitou a compartilhar complementos somente a partir do site da própria empresa.

Conforme Justin Scott, líder da equipe de complementos da Mozilla, falou em setembro de 2011 que, "A compatibilidade de complementos sempre foi uma barreira enorme para liberar novas versões do navegador mais frequentemente, por isso foi fundamental termos um planejamento que não deixa as extensões ou os usuários para trás", afirmou Scott.

Para o futuro, a companhia tem planos de completar a atualização silenciosa com o Firefox 13, com lançamento previsto para o dia 5 de junho. Nesta terça-feira, ou seja, hoje, será ainda apresentada a versão 3.6.26 do Firefox, que será uma atualização de segurança para essa versão antiga do navegador; além dessa, mais duas versões serão lançadas antes que a Mozilla retire de seu suporte o Firefox 3.6 no final de abril.

Sendo assim, que gosta de navegar com o Firefox, é só ir à página da Mozilla e baixar sua nova atualização.