De acordo com a NASA, um grande asteroide irá passar pelo nosso planeta hoje, terça-feira. De acordo com a Agência Espacial Americana o corpo celeste possui 33 Km e está realizando o seu percurso bem próximo à Terra. O 433 Eros, disse a NASA, não oferece riscos de colisão com o planeta.

O asteroide não poderá ser visto a olho nu, porém, para os astrônomos é uma grande oportunidade de observação. A distância em que o asteroide passará da Terra representa 70 vezes a distância entre a Terra e a Lua, disse o astrônomo da Fundação Planetário do Rio de janeiro, Bruno Mendonça. Ele disse ainda que é comum a passagem de corpos celestes próximos ao planeta e que dessa vez o Eros nem chegará ao seu limite máximo de proximidade com a Terra. "A última vez que o Eros esteve neste ponto foi em 1975, no qual estava a cerca de 50 vezes a distância entre a Lua e a Terra. A próxima passagem prevista nesta situação será em 2056", explica Mendonça.

O Eros, já bem conhecidos dos astrônomos, recebeu uma sonda no ano 2000. A sonda nomeada de NEAR-Shoemaker, em homenagem ao estudioso de planetas Eugene Shoemaker, entrou em órbita no dia 15 de fevereiro de 2000 e aterrissou na sua superfície no dia 12 de fevereiro de 2001