Segunda-Feira, 30 de janeiro de 2012. Dentro da mesma semana em que o ministro Aloizio Mercadante trocou o Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo Ministério da Educação, sua maior meta foi concretizada.

É isso; o governo federal oficializou a concessão de incentivos fiscais para o braço taiwanês da Apple. Com isso a Foxconn está liberada a produzir o tablet iPad no Brasil; esta medida foi decretada na portaria interministerial publicada na última quarta-feira, dia 25 de janeiro no Diário Oficial da União.

Já no ano passado, o então ministro da pasta, Aloizio Mercadante em tratativas com a empresa taiwanesa citou especificamente a produção "montagem de peças", do iPad em terras brasileira. Nessas tratativas ficou esclarecido que o governo federal iria oferecer a empresa incentivos como isenções de impostos de IPI, PIS e confins.

De acordo com a portaria do governo federal publicada no Diário Oficial, a Foxconn poderá receber benefícios para produzir computadores portáteis, sem teclado, com tela sensível ao toque, de peso inferior a 750 gramas, mais conhecidos como tablets.