Dois executivos do Megaupload, que estavam presos, conseguiram liberdade sob o pagamento de fiança. Bram Van Der Kolk e Finn Batato tiveram seus pedidos de liberdade aceitos pelo Juiz da Nova Zelândia e agora aguardam uma possível extradição para os Estados Unidos.

Van der Kolk, de 29 anos, e Finn Batato, de 38 anos, foram presos juntamente com o fundador do Megaupload, Kim Schmitz, de 38 anos, e o diretor-técnico e cofundador do site de compartilhamento de arquivos, Mathias Ortmann, de 40 anos, a uma semana atrás em Auckland, com a acusação de violar os direitos autorais pelo FBI.

O juiz, por sua vez, considerou que Van der Kolk e Finn Batato oferecem risco mínimo de fuga. O Juiz que obteve a liberdade para os diretores do Megaupload disse que ambos representam um risco mínimo de evasão e que esses riscos poderiam ser compensados com o pagamento da fiança proposta. "Entretanto, como observado em minha decisão anterior, a possibilidade de reviver o negócio a partir de outro local fora da jurisdição dos Estados Unidos é um fator que foge completamente ao controle do Tribunal", disse o Juiz.

Kim Schimitz, fundador do site de compartilhamento, teve o pedido de soltura negado pelo mesmo Juiz na quarta-feira, este que alegou que havia risco de uma possível fuga. De acordo com o Dow Jones, os advogados já recorreram a decisão.