Foi aprovado na quinta-feira, dia 19, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma consulta para definir as faixas de frequência da internet 4G, que contará com aproximadamente 100 Mbps, que é três vezes maior que a atual 3G. Esse novo padrão deverá ser implantado no Brasil até 2015.

Com o novo serviço, o fluxo de dados deverá variar entre 2,5 e 2,7 GHz e assim, irá aumentar a sua capacidade de navegação em aparelhos portáteis como smartphones, tablets e também celulares. Cinco empresas poderão se inscrever na licitação que ficará aberta para discussão por 30 dias.

A Anatel possui planos de que até 2013 todas as cidades que serão sedes e subsedes da Copa das Confederações já estejam com o novo serviço implantado e, até o final do mesmo ano todas as cidades que farão parte da Copa do Mundo de 2014 também já estejam usufruindo do serviço.

A companhia disse ainda que tentará atender as áreas rurais disponibilizando faixas de frequência de internet menores. Até o final de dezembro de 2015 a Anatel pretender um absoluto fornecimento do serviço, visando claro, as Olimpíadas de 2016.