De acordo com os dados da consultoria comScore, que foram divulgados nesta terça-feira, dia 17, o Facebook é a rede social mais usada no Brasil, ultrapassando o famoso Orkut. Deste modo, conforme os dados de dezembro de 2011 sobre as redes sociais no país, o Facebook consta com um pouco mais de 36 milhões de visitantes únicos enquanto o Orkut possui 34,4 milhões de usuários no mesmo período.

No mês de setembro do ano passado, o Ibope já havia se pronunciado sobre a ascensão do Facebook no Brasil e que ele já havia superado o Orkut, no entanto, a consultoria comScore, na época, não confirmou essa liderança. O que a comScore defende agora é que a liderança do Facebook aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2011. Somente em um ano, o Facebook teve um crescimento bastante significativo no nosso país, mais de 190%. O Orkut, por sua vez, teve um aumento somente de 5,35%.

A comScore acredita também que o número de visitantes do Orkut deverá ter uma queda nos próximos meses, isso deverá acontecer na proporção que os brasileiros usarem mais a rede social de Mark Zuckerberg.