Pedaços da sonda russa Phobos-Grunt caíram neste domingo no Oceano Pacífico por volta de 15:45 horário de Brasília segundo fontes militares Russas. Os fragmentos caíram a cerca de 1.250 quilômetros a oeste da ilha chilena de Wellington, segundo a agência RIA, que citou o porta-voz Alexei Zolotukhin.

A nave é uma das mais pesadas e mais tóxicas que já caíram na Terra, ainda que a agência espacial russa tenha dito que a maior parte do veículo tenha se incinerando na entrada da atmosfera. Um dos últimos relatórios divulgados pela agência espacial russa antes da queda gerou temores na Argentina, pois dizia que ela poderia cair na cidade de Rosário, a 300 quilômetros da capital Buenos Aires.

De acordo com o órgão, o que sobraria da espaçonave ficaria dividido em 20 a 30 pedaços, com um peso total não superior a 200 quilos. Missão ambiciosa A sonda foi lançada em novembro com o ambicioso objetivo de recolher rochas de uma lua de Marte e trazê-las de volta para a Terra.

Devido às constantes mudanças na atmosfera superior, que é fortemente influenciada pela atividade solar, a hora exata e local da queda da sonda não eram conhecidos. Especialistas dizem que a queda de lixo espacial traz pequenos riscos. O tanque de combustível de alumínio da sonda deve pegar fogo no alto da atmosfera.

"Se alguém conseguir vê-la, será um show fabuloso. Eu não acho que há houve uma explosão de um volume tão grande de combustível na história da exploração espacial", disse Igor Marinin, editor da revista espaço Novosti Kosmonavtiki.