De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) francês e da University College de Londres, a capacidade cognitiva do cérebro começa a diminuir a partir dos 45 anos.

O estudo, com duração de 10 anos, foi realizado com 5198 homens e 2192 mulheres, de idades entre 45 e 70 anos. Neste período, os pacientes tiveram total acompanhamento médico e também exames individuais.

Como resultado, os pesquisadores concluíram que o raciocínio dos homens teve uma queda de rendimento de 3,6% entre 45 e 49 anos e, aqueles com idade entre 65 e 70 anos a queda foi mais expressiva, ficou em 9,6%. As mulheres, por sua vez, obtiveram o mesmo desempenho que o sexo oposto na primeira faixa etária, já entre 65 e 70 anos, foi registrado uma queda da capacidade do cérebro em 7,4%.

O Inserm disse que essa pesquisa foi muito importante, pois sabendo o início do período de queda da capacidade do cérebro fica muito fácil ajudar nas pesquisas sobre medicamentos que possam ajudar a melhorar o envelhecimento cognitivo.