Na semana passada um grupo de hackers alemães anunciaram que planejam ter satélites próprios, eles terão bases na Terra para realizar o controle e assim, driblar a censurada internet, assunto levantado pelo SOPA (Stop Internet Piracy Act), com um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

O SOPA pretende acabar com a pirataria na internet impondo consequências rígidas que vai desde o cancelamento da página como também a prisão dos responsáveis. No entanto, esse projeto não está agradando a todos, inclusive grandes companhias como o Google, Facebook e Amazon.

De acordo com a BBC, o lançamento dos satélites foi anunciado a pouco tempo na conferência Chaos Communication, em Berlim, Alemanha. O projeto foi denominado como "Hackerspace Global Grid".

Conforme o hacker Nick Farr, o único objetivo é o conhecimento, envolvendo também a criação de produtos eletrônicos que possam funcionar no espaço como também em veículos de lançamento. Farr e seu grupo estão desenvolvendo o projeto juntamente com a Constellation, uma iniciativa de pesquisas aeroespaciais da Alemanha que participa de projetos estudantis.