A queda de lixo espacial no nosso planeta já não é mais novidade para ninguém, parece até rotineira. No ano de 2011 já teve outras naves não mais usada que acabaram entrando na órbita terrestre e seus destroços caindo sobre nosso planeta. Dessa vez será a sonda russa Phobos-Grunt que irá cair na Terra na próxima semana.

De acordo com a agência espacial Europeia, a ESA, a nave está totalmente desgovernada em órbita desde uma falha que ocorreu após o seu lançamento no início de novembro, impedindo assim, de continuar sua trajetória para estudar uma das luas de Marte.

Conforme a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, entre 20 a 30 pedaços da nave deverão cair sobre o nosso planeta, somando 200 quilos das mais de 13 toneladas da sonda. A peça que provavelmente irá atingir a Terra será a cápsula de retorno, esta que tinha função de trazer amostras da superfície da lua marciana e foi confeccionada para resistir a quedas.

As estações de rastreamento estão monitorando a queda da sonda, porém, é cedo para identificar o lugar de sua queda. De acordo com cálculos de reentrada feitos pelo Apolo11-Satview, a sonda deverá reentrar na atmosfera terrestre no dia 15 de janeiro, mais provavelmente à noite.

No dia 15, a Phobos fará duas passagens pelo Brasil. A primeira ocorrerá entre 15h09 e 15h15, quando irá passar pela costa sul, sudeste e nordeste do país. A segunda irá ocorrer entre 16h42 e 16h49, sobrevoando o interior do Brasil. A reentrada, por ser totalmente descontrolada, poderá ocorrer novamente em território brasileiro, então, há sim alguma possibilidade de queda no nosso país. "De modo geral, saberemos em que continente os pedaços cairão, mas quanto a identificar o país teremos problemas", disse Klinkrad.