Um jovem londrino de apenas 16 anos desenvolveu um aplicativo para smartphones que chamou a atenção do mundo e também de um dos homens mais ricos do planeta. Nick D’Aloisio desenvolveu o aplicativo nomeado como "Summly", que é capaz de resumir o conteúdo de páginas e também de resultados de buscas.

O adolescente disse que a ideia de fazer esse aplicativo havia surgido há seis meses, quando ele estava estudando história em seu quarto para uma prova. "Eu estava usando mecanismos de buscas online para pesquisas em história. Enquanto eu estudava, notei que encontrei resultados irrelevantes em minha pesquisa e isto me prejudicava, eu me distraía quando clicava nestes resultados", falou o estudante à BBC.

A partir daí Nick ficou pensando em uma forma de avaliar o significado dos conteúdos instantaneamente, com a finalidade de economizar tempo e também evitar alguma distração. O jovem então, há seis meses trás, desenvolveu a primeira versão de um aplicativo que chamou a atenção de várias pessoas, incluindo o bilionário chinês Li Ka Shing, que investiu US$ 250 mil, cerca de R$ 468 mil, no desenvolvimento do aplicativo.

"Desde então, estamos avaliando a tecnologia que atualmente temos e explorando novas formas de torná-la mais precisa", disse o adolescente. Como esse aplicativo é possível através do smartphone ter acesso a páginas resumidas.

O aplicativo foi lançado no mês de dezembro e já teve cerca de 30 mil downloads somente na primeira semana e já pode resumir dezenas de páginas. O jovem disse que no futuro esse aplicativo poderá ser usado também para resumos de e-books, e-mails e também notícias.

O aplicativo pode, por enquanto, ser usado somente em iPhone, mas há também intenções de ser lançado para Android e uso geral da internet. "Atualmente existe uma abundância de informação, muitas redes sociais criando muito conteúdo. Você precisa de ferramentas como o Summly ou o Siri para selecionar", falou o jovem prodígio.