A Pegatron, uma conhecida fornecedora da Apple, sofreu uma explosão em Xangai, a China, no final de semana, e de acordo com a própria companhia, 61 operários ficaram feridos.

De acordo com Charles Lin, vice-presidente financeiro da Pegatron, que falou à Reuters nesta segunda-feira, a explosão da fábrica, que é pertencente à Riteng Computer Accessory e está localizada em Songjiang, um parque industrial no subúrbio de Xangai, não chegou a causar um incêndio, porém, 23 operários precisaram ser hospitalizados.

"A fábrica ainda não havia iniciado as operações. Parte da instalação ainda está sob inspeção pré-operacional e parte está conduzindo testes de produção", disse Lin.

A Apple já disse que está investigando o incidente. "Expressamos nossa solidariedade às pessoas que se feriram em Songjiang. Estamos trabalhando em estreito contato com a Pegatron a fim de compreender a causa do acidente", disse a porta-voz Carolyn Wu.

Este incidente acabou fazendo com que as preocupações referentes a segurança das fábricas da Apple na China, que são responsáveis por produzir a maior parte dos produtos da companhia, aumentassem.

Não é a primeira vez que acontece um incidente em empresas que fornecem materiais à Apple na China, em maio uma explosão em uma fábrica de polimento de eletrônicos, na cidade de Chengdu, oeste da China, causou três mortes e deixou 15 funcionários feridos.

Em setembro também, cabos elétricos no topo do edifício de uma fábrica em Shandong, uma província do leste do país, se incendiaram, mas felizmente nesse episódio, não teve vítimas. A empresa também sofreu uma onda de suicídios em suas fábricas no ano passado, na qual foram atribuídos por grupos sindicais ao excesso de trabalho e também as más condições nas fábricas.