A grande destruição ocorrida em março no Japão, devido ao terremoto e posteriormente o tsunami, agora podem ser vistas através do aplicativo do Google, o Google Street View. Foi anunciada pela empresa nesta última terça-feira, uma atualização especial do serviço onde mostra algumas áreas da região nordeste do Japão que foram destruídas.

Em um comunicado feito pelo Google+, a companhia informa que; "São 44 mil quilômetros quadrados de áreas afetadas que foram capturadas pelas câmaras do Street View e agora estão disponíveis no Google Maps". "Muitos fotógrafos sentiram que o que aconteceu não poderia ser capturado só com uma imagem ou com apenas uma câmara,... fotos panorâmicas, porém, podem ajudar as pessoas especialmente as de outro país, a entenderem melhor a dimensão da destruição", afirmou Ken Tojusei, diretor de produtos da empresa.

O Google começou a capturar as imagens em julho, onde seus carros viajaram mais de 44 mil quilômetros pelas cidades de Sendai e Kesennuma, assim também como pela costa de Tohoku. Em todas as fotos, os usuários encontrarão um recurso recentemente adicionado ao Street View, que é a data das imagens.

As imagens também poderão ser visualizadas em um site especial, construído especialmente para ser uma memória, onde os usuários podem facilmente comparar as imagens anterior e posterior a tragédia nestes locais.