De acordo com um amigo e parceiro de negócios de Steve Jobs, ex CEO da Apple, que faleceu no dia 5 de outubro, em decorrência de um câncer, disse que o excesso de confiança fez com que Jobs não obedecesse os conselhos médicos e assim, demorou muito a fazer o tradicional tratamento contra o câncer.

Avie Tevanian, o amigo de Jobs, falou em um programa da BBC que foi exibido na noite de quarta-feira, que Jobs tinha uma espécie de "campo de distorção da realidade", uma força de vontade que fazia com ele alcançasse o impossível.

Por ter tanta confiança em seus desejos, Jobs acabou recusando o tratamento convencional contra o câncer logo que foi descoberto, em estágio inicial. Todos sabem que se o câncer for tratado em estágio inicial as chances de cura são bem maiores.

De acordo ainda com Tevanian, Jobs preferiu recorrer as terapias alternativas contra a sua terrível doença. "Steve não era uma pessoa convencional, e quando chegou a hora de tratar sua doença ele se contentou com os métodos não-tradicionais", afirmou o amigo. "Acho que ele achava de verdade que através de meios não-convencionais ficaria curado", complementou o amigo.

Jobs também rejeitou os conselhos de seus amigos e familiares e optou por uma dieta especial e remédios alternativos. "Muitos de nós que estávamos perto dele, incluindo eu, sua mulher e outras pessoas, dizíamos, 'Sabe, Steve, talvez você devesse simplesmente fazer a cirurgia e acabar logo com isso'", contou."Sendo Steve, foi fácil para ele encontrar gente que concordasse que era a melhor opção."