Você já pensou em postos de combustíveis mais modernos, digamos, postos do futuro? Foi sobre isso que Sabrina Valle escreveu no site da veja e nós iremos repassar para você amigo leitor.

De acordo com a matéria, a Petrobras Distribuidora inaugurou ontem, terça-feira, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a sua primeira filial do seu "posto do futuro"; um centro de distribuição de combustíveis moderno, com diversos serviços interativos e customizados. A Petrobras que esta com uma parceria de sete empresas, nessa nova iniciativa, entre essas empresas, encontram-se a Intel e a Cisco.

O total desta obra, incluindo custo de equipamentos das empresas parceiras, chegou à soma de R$ 2,4 milhões. Hoje com sete mil postos distribuído pelo Brasil todo; a empresa não dá prazo para que existam extensões deste conceito na rede BR. De acordo com José Lima de Andrade Neto, presidente da BR distribuidora, falou que; "Este é um experimento que poderá se espalhar para a rede de postos BR, e certamente se espalhará para outras redes de postos,... a velocidade da expansão do projeto dependerá da resposta dos clientes", concluiu Andrade Neto.

Mas você deve estar se perguntando, o que tem a ver essa matéria com tecnologia? Simples, eu respondo. O novo conceito de posto da BR, além de combustíveis oferece diversas funcionalidades, entre elas, a identificação do cliente via câmeras inteligentes que lêem a placa do automóvel e reconhecem o gênero e a idade do motorista, tem também sensores que identificam o carro, numa versão mais moderna da que usada nos dias de hoje em pedágios.

Sendo assim, enquanto o motorista abastece seu veículo, ele terá informações personalizadas em displays instalados ao lado das bombas, como notícias de esportes ou moda, ou quanto tempo falta para a troca do óleo de seu veículo.

Outra comodidade oferecida nessa rede é oferecida pela parceira Cisco, que empresta tablets-telefones com sistema Android aos motoristas, que poderão contactar em videoconferência técnicos especializados ou checar promoções. Até o banheiro do posto é moderno, sendo autolimpante, passando por uma higienização automática quando a porta é fechada.

Já a limpeza dos carros é feitas através de jatos d’água e detergentes, sem escovas, e com reuso da água da chuva. Mas você pensa que acabou por ai? Não, o posto do futuro ainda oferece um centro de recarga para veículos elétricos, recarregando em cerca de 20 minutos. A BR Distribuidora possui contrato de parceria por seis meses com as empresas, depois desse período, a tecnologia poderá ser usada por redes concorrentes.