Segunda-Feira, 12 de dezembro; coincidindo com a aprovação da lei que reduz impostos sobre produtos da indústria fonográfica do Brasil, a iTunes da Apple, chega ao país. Com essas duas coisa acontecendo simultaneamente poderá ocorrer uma mudança no panorama da música brasileira.

A lei que é conhecida como PEC da Música, reduz de 32% a ZERO o imposto para venda de discos, faixas digitais de músicas feitas no Brasil e DVDS. Mas ai você deve estar se perguntando, o que tem haver, uma coisa com a outra? Na verdade, é uma coincidência, pois no mesmo mês que o Congresso aprovou em primeiro turno a nova emenda e com possibilidade da mesma já entra em vigor nos próximos meses; chega ao país, a maior vendedora de músicas do planeta, a loja virtual iTunes da Apple, que começa a operar em nossa terrinha já esse mês e mais, com um garoto propaganda de respeito.

O garoto propaganda da iTunes brasileira, é nada mais, nada menos que um Rei, sim, o Rei Roberto Carlos, ao qual já causa impacto em todo o mercado internacional. Ai que entra a resposta da pergunta feita no parágrafo acima; a loja virtual da Apple já entra no mercado brasileiro beneficiada diretamente com a PEC da Música e com isso a música brasileira poderá ser beneficiada com tudo isso, tudo se interligando.

As informações de que realmente a loja virtual de músicas da Apple chegaria ao Brasil esse mês, se intensificaram mesmo no mês passado, quando boatos surgiram forte em torno de quem seria o garoto propaganda da loja, e assim perguntas ficaram no ar; perguntas essas que não podiam ser respondidas por ninguém em virtude de uma cláusula de confidencialidade.

Para o ex-presidente da Universal e EMI, Marcelo Castello Branco, ele falou que; "O Brasil terá a chance de provar que seu consumidor pode e deseja ouvir música pagando por ela,... eu já trabalhei em mercados que vivenciaram a entrada da iTunes Store, como a Espanha. Ninguém fica imune a ela, e mais, a estratégia que a Apple irá utilizar, é difícil de falar alguma coisa, a iTunes gosta da aura da surpresa", afirma Castello Branco.

Sendo assim, aguardemos o dia da chegada da loja virtual iTunes da Apple ao Brasil, esperamos que realmente seja antes ainda do final de 2011.