Cada dia mais ouvimos falar nas incríveis intervenções nas fotos pelo uso do Photoshop, algumas positivas e outras, um total desastre. Agora, pesquisadores americanos criaram uma ferramenta capaz de diagnosticar a quantidade de alterações feitas em uma foto com o auxílio do Photoshop.

O professor Fard Hany, da Dartmouth College, juntamente com seu aluno Eric Kee, criaram uma fórmula matemática totalmente desenvolvida através da análise de fotos originais e retocadas.

O estudo, que foi publicado na segunda-feira, dia 28, na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", é resultado de um experimento ao qual foram incluídas 468 imagens de antes e depois, a partir disso, os desenvolvedores criaram um algoritmo que tem a capacidade de medir o quanto o rosto e corpo foram alterados na fotografia. As imagens são classificadas em escalas, de 1 a 5, dependendo do nível de modificação.

Para que o resultado software fosse praticamente perfeito, o professor e seu aluno, convidaram pessoas na internet para fazer uma comparação do antes e depois das imagens e assim, poder classificá-las na escada de 1 (muito similar) a 5 (muito diferente). A classificação obtida pelas pessoas foi extremamente similar a do computador e foi usada para que o software treinasse o seu uso.