De acordo com a empresa de consultoria GfK no Brasil e em outros oito países, a Apple está em primeiro lugar no que diz respeito à fidelização no mercado de smartphones, estando bem na frente de seus maiores concorrentes. Aproximadamente 84% dos usuários de iPhone afirmam que escolheriam o mesmo aparelho caso tivessem que trocar o modelo atual.

Este resultado só veio confirmar o ótimo relacionamento entre os usuários e a marca.  Porém, nem tudo é perfeito, a Apple acabou perdendo a liderança no market share de smartphones para o popular Android, da Google.

Deste modo, 60% do total de entrevistados que possuem aparelhos com o sistema operacional da Google disseram que continuariam com o mesmo software e, apenas 48% dos usuários que possuem o Research in Motion, da RIM, afirmaram que manteriam os mesmos aparelhos Blackberries, caso tivessem que trocar.

70% dos entrevistados disseram que permaneceriam com um celular da Apple por causa da compatibilidade e também pelo grande acesso a conteúdos.  As pesquisas também apontaram que 63% do total de consumidores não mudariam a marca de seus aparelhos, assim sendo, pode-se concluir que o mercado no ramo não devera ter grandes mudanças.

A consultoria GfK entrevistou um total de 4,5 mil pessoas em países como o Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Estados Unidos e Japão.