A Sonda Cassini registrou uma enorme tempestade na face norte de Saturno. A NASA, que registrou o ocorrido, disse que a gigantesca tempestade se estendeu por 15 quilômetros e durou 200 dias.

Nas imagens divulgadas é possível ver uma pequena mancha escura no dia 5 de dezembro de 2010, porém, ela vai aumentando e acaba se transformando em uma enorme tempestade e, somente em janeiro de 2011 completa a volta no planeta.

Esta é a maior tempestade registrada em Saturno nas duas últimas décadas como também observada com uma sonda interplanetária. No primeiro dia em que as câmeras conseguiram registrar a tempestade, o rádio e o instrumento de ondas de plasma da sonda detectaram a atividade elétrica da tempestade, revelando assim, uma tempestade convectiva.

A Cassini disse que a tempestade terminou no final de junho, no entanto, as nuvens turbulentas continuam na atmosfera. "A tempestade de Saturno se parecia mais com um vulcão que com um sistema climático terrestre", declarou Andrew Ingersoll, membro da equipe de imagens da Cassini no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.

"A pressão se acumula durante muitos anos antes da tempestade explodir. O mistério é que não há rochas para resistir à pressão e atrasar a erupção durante tantos anos", explicou Ingersoll em comunicado divulgado pela Nasa.

A Cassini foi lançada em outubro de 1997 e chegou às imediações de Saturno no ano de 2004. A partir disso, 12 instrumentos transmitem informações. Sua missão deveria ter terminado em 2008, no entanto, a NASA resolveu prolongar a sua missão.