A Agência Espacial Americana, a NASA, lançou recentemente um mapa mais detalhado da Lua.  O mapa, com a superfície lunar, foi totalmente desenvolvido com o uso de informações transmitidas pela nave Lunar Reconnaissance  Orbiter, em português, Orbitador de Reconhecimento Lunar, a LRO.

A nave que foi lançada no ano de 2009 e repassou todas as informações, como de elevações, depressões, enfim, detalhes da superfície lunar. Para a realização das imagens, foi usado dois instrumentos: uma câmera com lente grande-angular e um altímetro a laser.

Nas imagens divulgadas da Lua é possível verificar a existência de depressões e também elevações no território de praticamente toda extensão lunar. Cada pixel do mapa está representando uma área similar a de um campo de futebol.

De acordo com Mark Robinson, cientista-chefe da câmera da LRO flou sobre a grande importância das imagens. "Nossa nova visão topográfica da Lua fornece os dados que os cientistas lunares esperavam desde a era das missões Apollo", disse Robinson. Ainda conforme o cientista, com o mapa é possível determinar os graus de inclinação em todos os terrenos geológicos da Lua, além claro, de determinar como a superfície foi formada.

A partir das imagens também será possível entender com mais precisão a mecânica das crateras geradas a partir de impactos e também poder fazer um planejamento mais aperfeiçoado sobre uma futura missão à Lua.