De acordo com informações, não há nenhum sinal sobre a sonda interplanetária Fobos-Grunt, lançada de uma base do Cazaquistão. Deste modo, especialistas dizem que é muito provável que a sonda irá cair sobre a Terra.

Após várias tentativas de contato com a espaçonave pelo programa espacial russo,  os especialistas afirmaram que a chance é mínima de haver alguma recuperação da sonda. Em outras estações como nas Ilhas Canárias, Austrália e na Guiana Francesa, a Agência Espacial Européia (ESA) também não obteve respostas sobre a sonda, chegando a conclusão que ela está perdida.

Especialistas russos dizem que o aparelho, que pesa 13,5 toneladas poderá cair sobre a Terra a partir do dia 3 de dezembro, data em que acaba a operação de salvamento da Fobos-Grunt, que estava prevista para chegar á órbita marciana no final de 2012.

De acordo com especialistas, há lugares em que podem ter mais chances da sonda cair, no caso, sobre os Estados Unidos, China, África, Austrália, sul da Europa e Japão.  De acordo com Igor Lisov, diretor deu ma revista especializada no setor espacial, os EUA e a China possuem mísseis capazes de abater a espaçonave.  A Agência Espacial russa afirma que desconhece o real problema da sonda, no entanto, acredita que ainda poderão recolocá-la em órbita.

A sonda teria uma longa missão, no total, 34 meses.  No final de sua expedição ela deveria retornas à Terra com uma amostra de 200 gramas do solo de Marte. O valor total do projeto foi de US$ 170 milhões e tinha também como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ainda explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua de Marte, como também de outros satélites naturais espalhados no sistema solar.