Quarta-Feira, 9 de novembro; por volta das 21h28 (horário de Brasília) de ontem, a 325 mil quilômetros de distância da Terra passou o asteróide 2005 yu55, para muitos, o asteróide passou longe; mas para os estudiosos da matéria, não tão longe assim, pois a distância em que o 2005 yu55 passou de nosso planeta, foi inferior a distância da Lua com a Terra.

De acordo com a NASA, a passagem do asteróide não causou problema algum a Terra, mas afirmam eles que suas próximas passagens pelo planeta merecem mais atenção, pois a sua distância de passagem está diminuindo a cada volta que ele da em nossa órbita. A próxima visita do 2005 yu55 a Terra está prevista para 2028.

O asteróide mede 400 metros de ponta a ponta, realiza voltas regulares em torno de Marte, da Terra e de Vênus, mas é bom salientar que havia 200 anos que ele não passava tão próximo de nós, por isso do estado de alerta dos astrônomos e da própria NASA.

Outro fato semelhante acorreu em 1976, quando um corpo celeste passou muito próximo da Terra e esse sem previsão e atenção por parte da NASA e astrônomos. Conforme Lance Benner, pesquisador do Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA, afirma ele que; "Essa aproximação mais rente de um asteróide que já ficamos sabendo com antecedência em toda a história".

Os estudiosos aproveitaram a passagem do 2005 yu55 para poder estudar o asteróide de perto, com os principais telescópios do mundo para a coleta de dados, que devem servir de base para novas pesquisas sobre o mesmo. Com isso é bom que estejamos sempre alerta com que vem de cima, pois muita coisa anda caindo do céu ultimamente.