O foguete portador Soyuz-U, juntamente com a nave espacial Progress M-13M, foi lançado às 14h11 (hora de Moscou) do cosmódromo de Baikonur, informa a Agência Espacial Russa. "O lançamento foi um sucesso", informou um porta-voz do Centro de Controle de Voôs espaciais, citado pela agência russa "Interfax".
A nave se separou do foguete lançador Soyuz-U nove minutos depois do início do voô em regime autônomo até a ISS, à qual se acoplará às 15h40 de Moscou (9h40 de Brasília) do dia 2 de novembro. A Progress transporta 2648 quilos de cargas diversas, inclusive combustível, produtos alimentares, aparelhos para investigações científicas e experiências, para a tripulação da Estação Espacial Internacional.
Antes do lançamento, especialistas do Centro de Controlo de Voos tinham corrigido a órbita da EEI para criar as melhores condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-13M com a estação. Na sequência das correções, a altura da órbita da estação atingiu 390 quilômetros. Antes do lançamento, especialistas do Centro de Controlo de Voôs tinham corrigido a órbita da EEI para criar as melhores condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-13M com a estação. Na sequência das correções, a altura da órbita da estação atingiu 390 quilômetros. Na carga da nave água e alimentos, equipamentos científicos, oxigênio, material médico e de higiene aos cosmonautas.
O microssatélite Chibis-M vai estudar as tempestades de raios, com a peculiaridade de que esta será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será analisado a partir de diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.
O cargueiro anterior, Progress M-12M, despenhou-se a 24 de agosto, devido à avaria do foguete portador Soyuz-U. Durante o voô, na etapa de funcionamento do terceiro estágio do foguete, ao 325° segundo, ocorreu uma falha de funcionamento do motor, que provocou a queda do foguete e da nave espacial.
Foguete Russo entrou em órbita rumo à ISS
O foguete portador Soyuz-U, juntamente com a nave espacial Progress M-13M, foi lançado às 14h11 (hora de Moscou) do cosmódromo de Baikonur, informa a Agência Espacial Russa. O lançamento foi um sucesso, informou um porta-voz do Centro de Controle de Voôs espaciais, citado pela agência russa Interfax.

Beats lança primeiros cabos USB no Brasil com 10 anos de atraso
Beats lança cabos USB em pleno 2025 e cobra até R$ 200. Saiba tudo sobre os modelos, funções, preços e se vale a pena entrar nessa.

Trump recua e não vai mais taxar celulares e chips da China
Donald Trump recua da tarifa de 145% sobre produtos da China e isenta eletrônicos como smartphones, computadores e chips. Entenda o impacto nas big techs.

Dia das Mães: presentes tech que todo mundo vai querer dar (e ganhar)
Presentes criativos e tecnológicos para o Dia das Mães 2025! Veja 7 gadgets incríveis que vão surpreender e facilitar a vida das mães.

Normas ABNT 2025: Guia para fontes, margens e alinhamento
Aprenda a formatar trabalhos acadêmicos com as normas ABNT 2025 de forma simples e descomplicada.

O que é Li-Fi e como funciona?
Conheça a Li-fi, tecnologia promete ser 100 vezes mais rápida que a rede Wi-fi atual. Entenda como funciona, quando surgiu, quais vantagens e desvantagens em relação a Wi-Fi.