O foguete portador Soyuz-U, juntamente com a nave espacial Progress M-13M, foi lançado às 14h11 (hora de Moscou) do cosmódromo de Baikonur, informa a Agência Espacial Russa. "O lançamento foi um sucesso", informou um porta-voz do Centro de Controle de Voôs espaciais, citado pela agência russa "Interfax".

A nave se separou do foguete lançador Soyuz-U nove minutos depois do início do voô em regime autônomo até a ISS, à qual se acoplará às 15h40 de Moscou (9h40 de Brasília) do dia 2 de novembro. A Progress transporta 2648 quilos de cargas diversas, inclusive combustível, produtos alimentares, aparelhos para investigações científicas e experiências, para a tripulação da Estação Espacial Internacional.

Antes do lançamento, especialistas do Centro de Controlo de Voos tinham corrigido a órbita da EEI para criar as melhores condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-13M com a estação. Na sequência das correções, a altura da órbita da estação atingiu 390 quilômetros. Antes do lançamento, especialistas do Centro de Controlo de Voôs tinham corrigido a órbita da EEI para criar as melhores condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-13M com a estação. Na sequência das correções, a altura da órbita da estação atingiu 390 quilômetros. Na carga da nave água e alimentos, equipamentos científicos, oxigênio, material médico e de higiene aos cosmonautas.

O microssatélite Chibis-M vai estudar as tempestades de raios, com a peculiaridade de que esta será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será analisado a partir de diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.

O cargueiro anterior, Progress M-12M, despenhou-se a 24 de agosto, devido à avaria do foguete portador Soyuz-U. Durante o voô, na etapa de funcionamento do terceiro estágio do foguete, ao 325° segundo, ocorreu uma falha de funcionamento do motor, que provocou a queda do foguete e da nave espacial.