O foguete portador Soyuz-U, juntamente com a nave espacial Progress M-13M, foi lançado às 14h11 (hora de Moscou) do cosmódromo de Baikonur, informa a Agência Espacial Russa. "O lançamento foi um sucesso", informou um porta-voz do Centro de Controle de Voôs espaciais, citado pela agência russa "Interfax".
A nave se separou do foguete lançador Soyuz-U nove minutos depois do início do voô em regime autônomo até a ISS, à qual se acoplará às 15h40 de Moscou (9h40 de Brasília) do dia 2 de novembro. A Progress transporta 2648 quilos de cargas diversas, inclusive combustível, produtos alimentares, aparelhos para investigações científicas e experiências, para a tripulação da Estação Espacial Internacional.
Antes do lançamento, especialistas do Centro de Controlo de Voos tinham corrigido a órbita da EEI para criar as melhores condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-13M com a estação. Na sequência das correções, a altura da órbita da estação atingiu 390 quilômetros. Antes do lançamento, especialistas do Centro de Controlo de Voôs tinham corrigido a órbita da EEI para criar as melhores condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-13M com a estação. Na sequência das correções, a altura da órbita da estação atingiu 390 quilômetros. Na carga da nave água e alimentos, equipamentos científicos, oxigênio, material médico e de higiene aos cosmonautas.
O microssatélite Chibis-M vai estudar as tempestades de raios, com a peculiaridade de que esta será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será analisado a partir de diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.
O cargueiro anterior, Progress M-12M, despenhou-se a 24 de agosto, devido à avaria do foguete portador Soyuz-U. Durante o voô, na etapa de funcionamento do terceiro estágio do foguete, ao 325° segundo, ocorreu uma falha de funcionamento do motor, que provocou a queda do foguete e da nave espacial.
Foguete Russo entrou em órbita rumo à ISS
O foguete portador Soyuz-U, juntamente com a nave espacial Progress M-13M, foi lançado às 14h11 (hora de Moscou) do cosmódromo de Baikonur, informa a Agência Espacial Russa. O lançamento foi um sucesso, informou um porta-voz do Centro de Controle de Voôs espaciais, citado pela agência russa Interfax.
Por Redação Oficina em
Relacionados

Tecnologia
Como rodar aplicações de IA open source com Docker em um VPS: guia prático para iniciantes e intermediários
Configure aplicações de IA self-hosted com Docker em VPS. Guia técnico sobre containers, escalabilidade, segurança e otimização de performance.

Tecnologia
Tecnologia na saúde pode antecipar doenças, mas ainda falha em quem mais precisa
Tecnologias na saúde ajudam a antecipar riscos, mas só reduzem desigualdades quando chegam às populações mais vulneráveis, alerta especialista do IEEE

Tecnologia
12 melhores sites de torrents (que funcionam) em 2026
Conheça os 12 melhores sites de torrents de 2026. Baixe filmes, séries e músicas com segurança em sites que realmente funcionam.



