A primeira rede social lançada pelo Google, o Orkut, ainda faz muito sucesso Brasil. Sabemos que em alguns países a rede social não emplacou, porém, no nosso país, sempre fez o maior sucesso.

De acordo com um estudo da consultoria Experian Hitwise, o Orkut ainda lidera no que diz respeito ao uso de redes sociais no Brasil. O resultado do estudo mostra que o Orkut possui 40,51% de participação de mercado na categoria rede social e fóruns no mês de setembro, claro que, se comparado ao mesmo período do ano passado, o índice caiu em 19,41%.

No mesmo período no ano de 2010, o Facebook era uma rede social nova no Brasil e tinha participação de apenas 3,92%. Agora, a rede social de Mark Zuckerberg possui um índice de 24,61%. O terceiro lugar na mesma categoria está o YouTube,com participação de 17,80% da preferência dos usuários brasileiros. No entanto, a nova rede social do Google não deslanchou com a primeira, o Google+ possui apenas 0,65% de participação, ficando em nono lugar do ranking.

Como podemos perceber, o resultado da Experian Hitwise não são compatíveis com pesquisas realizadas anteriormente, já que, o Ibope havia divulgado que o Facebook havia superado o Orkut.

É perceptível a ascensão do Facebook no nosso país, porém, o Orkut, continua sendo uma grande potência. Acredito que, muitas pessoas não deixaram o Orkut para fazer parte do Facebook, mas sim, possuem contas nas duas redes sociais ou mesmo em mais, vale lembrar que cada empresa de pesquisa possui uma metodologia diferente então, quando se trata de porcentagens próximas é bem possível que haja uma divergência de resultado.