Nesta quarta-feira, a Nokia apresentou ao mundo dois novos celulares equipados com o sistema operacional Microsoft Windows. Este é o primeiro passo para tentativa de recuperar o mercado perdido para a Apple e Google.

Os aparelhos são os Lumina 800 e Lumina 710. O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, falou que, "é uma nova alvorada para a Nokia"; Elop que falou a três mil clientes, parceiros, analistas, programadores e jornalistas reunidos em Londres na apresentação dos dois novos aparelhos das companhias.

Elop ainda falou que, "o design minimalista e os recursos de navegação superiores dos novos modelos farão com que se destaquem diante dos concorrentes, alguns dos quais levados ao mercado antes da Nokia e a nova plataforma da Microsoft para a telefonia móvel".

Falando agora sobre os lançamentos apresentados nesta quarta-feira pela Nokia, o Lumina 800, vem com cores vivas e com uma tela escura e curva, oferece ainda ícones ativos na tela de entrada para atualizar automaticamente notícias, páginas de Facebook, informações meteorológicas e também traz navegação livre e o novo navegador Internet Explorer 9. O aparelho custará em torno de US$ 584,00.

O Lumina 710 será mais simples e barato, ficará em torno de US$ 250,00. De acordo com o diretor de pesquisas da CCS Insight, Bem Wood, comentou que, "os dois modelos são um bom começo, mas a realidade é que são produtos bem básicos do Windows Phone" e acrescentou que, "os frutos reais da colaboração entre Nokia e Microsoft virão no ano que vem,... mas reconquistar o mercado perdido pela Apple e Google, continua a ser uma tarefa árdua".