Conforme matéria escrita por Eric Mark e publicada no site IDG NOW, conta ele que neste segundo trimestre de 2011, o sistema operacional Android superou o iOS em números de downloads baixados. De acordo com o instituto ABI Research, o sistema operacional do Google superou o iOS da Apple, com 44% de downloads realizados neste sistema, contra 31% sobre o iOS.

Dados estes que impressionam, pois em 2009, era responsável por apenas 11% de downloads, e mais, segundo previsões do próprio instituto em questão, deverá chegar em 2014 a casa dos 23% de downloads baixados. Lim Shiyang, analista do instituto ABI Research, afirmou que, "a estratégia open source do Android é a principal responsável por esse grande sucesso,... por ser uma plataforma livre, o sistema está instalado em uma base enorme de aparelhos, o que faz com que o número de aplicativos de terceiros e de lojas alternativas, como operadoras, por exemplo,", completa Shiyang.

Mas mesmo com tudo isso, o cenário poderá mudar neste último trimestre a favor do sistema da Apple, isso graças ao lançamento do iPhone 4S, cujas vendas vem superando todos os recordes; além claro, usuários da empresa da maçã continuam baixando mais programas do que os que usam o sistema operacional do Google, na proporção segundo o instituto na casa de dois por um.

Para Dan Shey, também do instituto ABI, comentou que, "a política de monetização superior da Apple atrai ótimos desenvolvedores, de modo que seu catálogo de softwares costuma ser melhor". Sendo assim, de qualquer maneira haverá sempre espaço tanto para a Apple, quanto para o Google no mercado.