O Japão, juntamente com a NASA, Agência Espacial Americana, lançaram o mapa topográfico  mais completo do planeta.  Com essas informações será possível uma melhor organização das cidades, estradas, construção de hidrelétricas, busca por recursos naturais, enfim, um melhor planejamento.

O novo mapa é chamado de "ASTER GDEM 2", ele usa como base as imagens da espaçonave Terra,  é totalmente gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa. O mapa está disponível na web e possui uma precisão de detalhes impressionante, com gráficos mais realistas,  muito mais aprimorada que a versão de 2009.

De acordo com Mike Abrams, membro da NASA,  o mapa fornece aos usuários informações topográficas super precisas, a mais atual e com melhor resolução de todos os tempos. O responsável pela captura das imagens foi um dispositivo acoplado no Terra chamado "Aster", sigla deAdvanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer.

A tecnologia empregada no novo recurso foi criada inteiramente pelo Japão. Assim, tanto o Astes como também o mapa em si, são resultados de uma junção entre a NASA e o Japão.

Quem tiver interesse em visualizar o mapa pode acessar o site http://goo.gl/li1do.