A Sony já tem data para lançar o seu mais novo portátil, o PlayStation Vita. O novo aparelho chegará às lojas do mundo todo em 22 de fevereiro de 2012. A multinacional confirmou a data durante uma conferência , em São Francisco, na Califórnia.

O PlayStation Vita chegará ao mercado com duas configurações: um modelo mais simples com Wi-Fi apenas e outro com Wi-Fi e 3G. O novo portátil da Sony entrará nas lojas para substituir atual PSP que, já vendeu cerca de 700 milhões de unidades desde seu lançamento em 2004.

O novo console da Sony possui tela Oled de 5 polegadas e sensível ao toque, contará com duas alavancas analógicas e ainda duas câmeras. Grande parte dos games serão disponibilizados via web e os outros títulos serão comercializados através de um cartão próprio.

Alguns jogos já forma anunciados para no novo aparelho, como Novas versões de Wipeout, Call of Duty, Assassin's Creed e LittleBigPlanet. A empresa afirma que cerca de 80 games estão sendo produzidos para o Vita, que além de tudo, contará com recursos apropriados para entrar nas redes sociais e também em chats.

Para quem está preocupado com o seu atual aparelho o PS3, pode ficar tranquilo, pois um novo serviço, chamado de Near, permitirá aos usuários que realizem transferências de dados de um aparelho para outro. O dispositivo também será compatível com PS3 e, alguns jogos irão rodar nas duas plataformas. O preço do novo Vita será de US$ 249 (somente wi-Fi) e US$ 299 (para Wi-Fi e 3G).